14/12/2016 17h45 - Atualizado em 14/12/2016 17h48

Sedurb destaca envolvimento do ConCidades nas Conferências

Os membros do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) se reuniram, nesta quarta-feira (14), para debater os preparativos da etapa estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades.  Essa foi a 6ª e última Reunião Ordinária do Conselho, este ano. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport).

O Conselho Estadual das Cidades é órgão colegiado integrante da estrutura da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Participaram do encontro o presidente do ConCidades e secretário da Sedurb, João Coser, a secretária-geral do ConCidades e subsecretária da Sedurb, Marinely Santos Magalhães, além de representantes de entidades de trabalhadores, empresariais e movimentos populares.

A realização da etapa estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades está prevista para os dias 23 e 24 de março de 2017. Segundo Marinely, a Sedurb está trabalhando para realizar uma Conferência Estadual organizada. Ela ressaltou a importância do Conselho para tomadas de decisões. “O Conselho é um espaço privilegiado para podermos debater as políticas de desenvolvimento urbano a serem implementadas pelo Estado. Assim, é fundamental a participação dos membros, que representam o conjunto da sociedade capixaba”, afirmou.

6ª Conferência Nacional das Cidades

Ao longo de 2016, os representantes do ConCidades acompanharam a realização da etapa municipal da Conferência das Cidades. Ao todo, 35 municípios capixabas realizaram seus encontros e reuniram mais de 2,5 mil pessoas.

O presidente do ConCidades e secretário da Sedurb, João Coser, destacou o apoio da Sedurb para que os municípios realizassem as reuniões. “Nesta edição, dez municípios convocaram pela primeira vez suas conferências e puderam contar com o apoio da Sedurb na organização de seus debates. A participação dos membros do Conselho também foi um dos destaques na realização das conferências municipais”, afirmou.

Já a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF), de 5 a 9 de junho de 2017, com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

A escolha do tema baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Loureta Samora