23/07/2021 15h17

Sedu realiza ‘Formação Raízes’ e debate temática étnico-racial

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), vem ofertando aos profissionais da Rede Estadual de Ensino a ‘Formação Raízes’, na qual é possível debater a temática étnico-racial na educação capixaba.

A formação continuada, realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contou com três encontros para integrar os conteúdos, por meio do canal oficial da Sedu Digit@l no YouTube (link da página), nos dias 17 de junho, 20 e 21 de julho, no formato de webinários.

As formações tiveram a participação de estudiosos da temática étnico-racial. No primeiro dia, a convidada foi Mariana Balen Fernandes, doutora em Antropologia. No seguinte, participou a pedagoga e mestre em Educação Clélia Rosa. O encontro final contou com as presenças das professoras, a doutora Tatiane Cosentino Rodrigues, e a mestre Maria Fernanda Luiz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e da graduada em Pedagogia Ayodele Floriano Silva, também da UFSCar.

Esta ação formativa busca apoiar a formação continuada dos educadores das Redes Estadual e municipais, no que diz respeito às contribuições histórico-culturais dos negros e povos indígenas, conforme as Leis nº 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008, responsáveis pela inclusão dos conteúdos sobre História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena no currículo escolar dos Ensinos Fundamental e Médio.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata