07/07/2021 12h18

Sedu promove mais um Seminário Regional do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta quarta-feira (07), mais um Seminário Regional do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), desta vez, com a Superintendência Regional de Educação (SRE) Afonso Cláudio. O tema da reunião foi “O Núcleo do Paes no contexto do Regime de Colaboração".

O Paes conta com a Coordenação do Paes (Copaes) na Sedu, conduzida por Saulo Andreon e com os Núcleos do Paes (Nupaes), conduzidos pelas equipes nas SREs.

Além dos profissionais das regionais e municipais, a reunião contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; o coordenador do Paes na Sedu, Saulo Andreon; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria Olímpia Dalvi Rampinelli; e do secretário de Educação de Sobral, no Estado do Ceará, Hebert Lima.

O secretário Vitor de Angelo, em sua fala, fez um breve histórico sobre o Paes e reforçou a importância do regime de colaboração com os municípios. “Temos que olhar o estudante de uma maneira integral, tanto da rede municipal quanto Estadual. Os reflexos da não alfabetização na idade certa, vão aparecer quando o aluno estiver no Ensino Médio. Por isso, é tão importante estamos atentos e focados na alfabetização dos nossos alunos”, disse o secretário.

O coordenador Paes na Sedu, Saulo Andreon, ressaltou a proposta dos seminários. “O nosso objetivo com esses encontros é criar sintonia e alinhamento entre a Sedu, por meio do Copaes, as SREs, por meio dos Nupaes, e secretários municipais, para que a construção de cooperação chegue, de fato, nas escolas, e as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, afirmou.

Os municípios jurisdicionados à SRE Afonso Cláudio são: Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.

“Com essa cooperação podemos avançar os indicadores educacionais, unindo forças, para reduzir a desigualdade, que não é local, e sim estadual. Essa é mais uma pauta de política de colaboração”, destacou Saulo Andreon.

Saiba mais sobre o Paes: https://sedu.es.gov.br/paes

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu