24/09/2020 12h49

Sedu participa de webinário ‘Aprendendo com Acertos e Erros nas Políticas Públicas’

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, foi um dos convidados a participar do webinário “Aprendendo com Acertos e Erros nas Políticas Públicas: Educação”, promovido pela Secretaria da Economia de Goiás. A transmissão foi realizada pelo YouTube, na noite dessa quarta-feira (23).

Vitor de Angelo iniciou o debate explicando a definição dos eixos da gestão da Educação no Espírito Santo, que são: gestão democrática, diminuição das desigualdades na Rede e foco nos parâmetros avaliativos. “Nós priorizamos esses eixos devido à coerência com a minha trajetória de trabalho e com a trajetória do nosso governador Renato Casagrande. Queríamos fazer uma gestão mais dialogada, aberta e horizontal”, disse.

Para isso, o secretário explicou que foram feitos vários diagnósticos na Rede, como, por exemplo, na área de Recursos Humanos, rede física e aprendizagem e fluxo, em que diante disso, foram realizadas as principais ações.

“Com o diagnóstico, tomamos as primeiras medidas, que foram: a recomposição da equipe de monitoramento das práticas pedagógicas, estruturação de equipe técnica na Unidade Central e Superintendências Regionais de Educação (SRE) e definição de escolas prioritárias e atividades de reforço escolar”. Vitor de Angelo também falou sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O secretário concluiu falando sobre o tema central do debate, em que mencionou o que fazer em uma gestão educacional e o que não fazer. “Precisamos ter clareza sobre o foco do trabalho a ser realizado e fazer um diagnóstico bem feito”.

Identificação e manutenção das políticas de Estado e/ou de Governo corretas; monitoramento estruturado, constante e pessoal foram as demais ações assertivas de gestão. Já os erros citados Vitor de Angelo foram: incerteza quanto ao que se deve ser perseguido, estruturação de equipe apenas política ou técnica e confusão entre políticas de Estado e de Governo ou descontinuidade de políticas de Estado e/ou de Governo corretas.

Também participaram do webinário as secretárias de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, e do Ceará, Eliana Nunes Estrela, com mediação da secretária de Estado Economia de Goiás, Cristiane Schmidt.

Assista o debate através do link: https://www.youtube.com/watch?v=juYlWyYQ84M.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard