27/04/2020 14h50 - Atualizado em 27/04/2020 17h35

Sedu orienta alunos a manterem rotina escolar durante atividades não presenciais

Desde que a rotina escolar precisou ser alterada, devido à epidemia do novo Coronavirus (Covid-19), a sala de aula dos alunos passou a ser a própria casa. Em meio ao aconchego do lar, está sendo preciso criar novos hábitos e adaptações para que o aprendizado continue. Por isso, o Programa EscoLAR, desenvolvido pelo Governo do Estado, para que os estudantes continuem com as atividades pedagógicas, também traz algumas dicas. O objetivo é auxiliar para que as tarefas não presenciais tenham qualidade no dia a dia, com a contribuição e estímulo dos responsáveis, tão fundamental neste momento.

Para que ninguém fique de fora e mantenha o foco, a Secretaria da Educação (Sedu) quer reforçar algumas dessas dicas aqui. Mas é importante destacar que todas essas orientações, de como melhor se organizar para estudar em casa, estão no site do programa - www.sedu.es.gov.br/escolar

Fique atento às dicas:

• Fixe o lugar e as horas de estudo para ajudar na concentração;
• Antes de começar o estudo, verifique se tem à mão tudo que irá precisar;
• O ambiente de estudo, se possível, deve ser bem iluminado, ventilado e silencioso;
• Não estude matérias parecidas em sequência, pois uma pode atrapalhar a outra;
• Reserve, pelo menos, três horas de estudos diários;
• Siga as orientações de estudo propostas pelos professores;
• Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios;
• Comece o estudo com uma revisão da matéria anterior consultando as suas anotações, assim você terá uma visão global do conteúdo. Depois, faça um resumo;
• Para fazer um resumo você deve: ler todo o texto, selecionar os itens mais importantes destacando, sublinhando ou assinalando; procurar pegar as ideias principais do texto, sublinhando os termos essenciais; usar frases curtas e diretas; sempre que possível usar as próprias palavras; anotar a bibliografia e dar um título significativo ao texto;
• Procure estabelecer relações entre os conteúdos estudados.

Programa EscoLAR

O Programa EscoLAR, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu), para atender os 240 mil alunos da Rede Estadual nesse período, consiste na transmissão dos conteúdos através da TV aberta e na utilização da plataforma Google Sala de Aula, por meio do aplicativo “EscoLAR”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest).

As transmissões são feitas pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4, com aulas exibidas às segundas, quartas e sextas-feiras e reprise do conteúdo às terças, quintas-feiras e sábados. Já o aplicativo está disponível no Google Play.

Onde assistir às aulas?

Canais da TV aberta: 8.2, 8.3 e 8.4 nos horários que serão estipulados, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O cronograma de aulas com horários de exibição pode ser acessado no site: www.sedu.es.gov.br/escolar/grade-de-programacao

O que fazer se perder alguma aula?

Os horários das reprises na televisão estarão disponíveis no site (www.sedu.es.gov.br/escolar). O estudante que perder a transmissão da TV poderá acessar o conteúdo integral on-line no site www.sedu.es.gov.br/escolar, no menu grade de programação. Caso o estudante tenha alguma dúvida ou não consiga acompanhar as transmissões, poderá entrar em contato com seus professores ou com profissionais da escola onde está matriculado.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon