16/04/2021 17h56

Sedu mapeia competências digitais de professores da Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Sedu) vai realizar um mapeamento de competências digitais dos docentes, utilizando a  Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, de modo on-line. A ferramenta é desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e os professores deverão responder ao questionário até o dia 07 de maio próximo.

O Objetivo da ação é formar professores capazes de estruturar e implementar práticas pedagógicas apoiadas nas tecnologias digitais de modo inovador e motivador e que resulte no engajamento e na aprendizagem dos estudantes.

A autoavaliação servirá para que a Sedu compreenda quais competências precisam ser trabalhadas nos docentes. A partir disso, será possível planejar capacitações ainda mais alinhadas com as expectativas e reais necessidades de desenvolvimento profissional.  Neste sentido, o questionário servirá para que a Secretaria possa conhecer a realidade, ou seja, como os professores da Rede Estadual de Ensino estão usando os recursos tecnológicos em seu dia a dia e em suas práticas pedagógicas.

Para isso, é necessário que todos os professores de cada escola respondam ao questionário, que leva cerca de 30 minutos para ser concluído e deverá ser respondido individualmente. Ao todo, são 23 perguntas objetivas, que analisam 12 competências digitais e os resultados dos questionários individuais não serão divulgados publicamente.  

Após responder ao questionário, cada docente receberá uma devolutiva sobre o nível de apropriação quanto aos conhecimentos e usos das tecnologias digitais, assim como orientações e direcionamentos que incentivam o protagonismo e o desenvolvimento profissional.  

Segundo a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação da Sedu, Isaura Nobre, a devolutiva vai contribuir para o planejamento de programas e cursos de formação continuada, com a intenção de identificar as necessidades de formação e levar as competências digitais dos professores a um outro patamar. 

Confira o tutorial para acesso à ferramenta:  https://drive.google.com/file/ /1NGSzWquPblpG_NF8LwF_CL9TvtpeLxE3/view 

Link do questionário: https://guiaedutec.com.br/ 

Contatos para dúvidas: sedudigital@sedu.es.gov.br ou (27) 3636-7656

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon 
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard