16/04/2024 10h27

Sedu faz lançamento do Programa Educar para a Paz nesta quarta-feira (17)

A Secretaria da Educação (Sedu) lança, nesta quarta-feira (17), o Programa Educar para a Paz, que visa a implementar medidas de conscientização da prevenção e combate aos diversos tipos de violência nas escolas da Rede Pública Estadual, por meio da promoção da cultura de paz. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Rabayoli, em Vitória, marcará o momento, com uma programação a partir das 8 horas, que lembrará ainda o Dia Nacional de Combate ao Bullyng, ocorrido no último dia 07 de abril.

Com foco nas comunidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, o programa é dividido em quatro eixos: Educar para a Paz com Valores e Direitos; Educar para a Paz com Gestão de Conflito; Educar para a Paz com Vivências e Convivências; e Educar para a Paz com Ecoformação. Entre as atividades previstas para serem realizadas, por meio do programa, estão o Plano de Convivência Escolar; a formação para professores em temáticas abarcadas pelo programa; o Diagnóstico e Avaliação do clima escolar, entre outras.

O objetivo é que, por meio dessas iniciativas, sejam assegurados espaços democráticos de diálogo e reflexões sobre valores e direitos humanos na comunidade escolar, bem como proporcionar condições de escuta, diálogo, comunicação não violenta e empatia na rotina das escolas, além de incluir práticas pedagógicas sobre as temáticas integradoras do currículo, por exemplo.

APOIE

No Eixo Educar para a Paz com Gestão de Conflito, haverá atuação da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), que é composta por equipes de assistentes sociais e psicólogos. A Apoie conta com psicólogos e assistentes sociais nas escolas, Superintendências Regionais de Educação e SEDU-Central para o desenvolvimento de ações com foco no intelectual, emocional e social dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo.

Atualmente, dos 300 profissionais previstos, 250 estão em atividade e demais serão convocados à medida em que houver necessidade de reposição nas vagas.

Serviço:

Lançamento Programa Educar para a Paz

Data: quarta-feira (17)

Horário: 08 horas

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabayolli, em Vitória

Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon