18/11/2010 20h24 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Sedu anuncia Diretrizes para a Educação Especial da rede estadual nesta sexta-feira (19)

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anuncia, nesta sexta-feira (19), às 09 horas, no MS Buffet, em Vitória, as Diretrizes para a Educação Especial na rede estadual de ensino. O evento terá a participação de 400 pessoas, entre pedagogos e diretores da rede estadual, secretários municipais de Educação, representantes de instituições conveniadas, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, entre outras autoridades.

As Diretrizes da Educação Especial tem como objetivo orientar a implementação de uma política de Educação Especial em todo o Espírito Santo, visando à organização de escolas para valorizar as diferenças como fator de enriquecimento do processo educacional, favorecer a transposição de barreiras para a aprendizagem e propiciar a participação dos alunos com igualdade de oportunidades.

“Essas diretrizes são muito importantes, pois estamos vivendo a década da inclusão, assegurando à criança ou ao jovem com qualquer tipo de limitação, seja ela física, auditiva, visual, entre outras, a inclusão na rede regular de ensino com um atendimento especializado, que favorece o aprendizado como direito”, afirma a subsecretária Adriana Sperandio.

O documento, que será distribuído pela Secretaria a todas as unidades de ensino da rede, foi desenvolvido por um grupo de trabalho que envolveu aproximadamente 1.000 pessoas. Este grupo se reuniu em diversos seminários centralizados e descentralizados. Participaram representantes do magistério, técnicos das Superintendências Regionais de Educação, representantes de pais e alunos, além de colaboradores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Conselho Estadual de Educação (CEE), entre outras instituições.

“Queremos atender a todas as necessidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação”, afirmou a gerente de Educação Juventude e Diversidade da Sedu, Maria do Carmo Starling de Oliveira. “Esse documento traça as diretrizes na rede estadual, mas ele pode ser utilizado como base para a rede municipal, por exemplo”, afirma o secretário Haroldo Corrêa.

Serviço:
Seminário de Lançamento das Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica e Profissional para a rede estadual de ensino
Dia e horário: sexta-feira (19), às 09 horas
Local: MS Buffet (Rua Doutor João Carlos de Sousa, 118, Barro Vermelho, Vitória)

Informações adicionais:
Gerência de Educação

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Daniele Bolonha