30/11/2021 14h01

SEDH realiza palestra sobre políticas para mulheres nos ‘16 Dias de Ativismo’

A subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, ministrou uma palestra, na última sexta-feira (26), no espaço da Associação GOLD, no Centro de Vitória, abordando o tema da violência contra as mulheres e as iniciativas do Governo do Estado no enfrentamento destes índices. A atividade fez parte da programação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) na campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que vai até o próximo dia 10 de dezembro.

A palestra foi apresentada para parte da equipe da Associação GOLD, no espaço chamado Aconchego (Centro de Cidadania e Formação LGBTI+). Na apresentação, a subsecretária Juliane Barroso fez um breve histórico sobre a luta pela igualdade de direitos para as mulheres até os dias atuais e também expôs dados relacionados aos casos de violência doméstica e de feminicídio no Estado do Espírito Santo.

“Pude falar um pouco sobre as desigualdades e a luta das mulheres por direitos ao longo das décadas. Embora já tenhamos várias conquistas, ainda é preciso continuar. Também pude expor um pouco sobre as diversas compreensões acerca dos movimentos feministas ao longo da história, como, por exemplo, esclarecer que nem todos os movimentos de mulheres são feministas, mas que todos são muito necessários”, disse a subsecretária.

Juliane Barroso também explicou a importância das políticas públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres, debatendo a Lei Maria da Penha e o canal de denúncia 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Também destacou o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo e o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, ambos institucionalizados nesta gestão do Governo do Estado. “Estes dois documentos são norteadores para a promoção de políticas para as mulheres no Espírito Santo”, enfatizou a subsecretária.

Ela finalizou a atividade detalhando a atuação da SEDH, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e da rede de organismos governamentais que atuam no enfrentamento à violência, ilustrando com iniciativas já desenvolvidas.

Campanha

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e dos poderes públicos. Desde a primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, o movimento se inicia no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se estende até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Espírito Santo, a mobilização anual reúne diversos setores públicos e organizações no enfrentamento da violência contra mulher.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard