13/07/2021 16h01

SEDH promove ação de Conscientização contra Covid-19 na comunidade quilombola de Graúna

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (GEPIR), com o apoio da Subsecretaria de Direitos Humanos, e em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa) e as Secretarias de Saúde e Educação de Itapemirim, realizou, no último sábado (10), uma campanha de sensibilização, conscientização e prevenção à Covid-19, na Comunidade Quilombola de Graúna, no município de Itapemirim.

Na oportunidade, foi promovida a vacinação contra a Covid-19 no posto de vacinação, instalado na Escola Quilombola. Também foram realizados testes rápidos para detecção da Covid-19, além da distribuição de máscaras de tecido, álcool em gel e de materiais informativos sobre a política nacional de saúde integral da população negra. Foram feitas aínda visitas de conscientização às famílias da comunidade e roda de conversa sobre questões de saúde.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, falou sobre a importância de garantir o acesso à saúde nas comunidades quilombolas.

“Essa ação aconteceu atendendo a uma demanda encaminhada pelo coordenador Estadual das comunidades quilombolas e conselheiro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Arilson Ventura. A atividade foi trazida para o Grupo de Trabalho de acompanhamento do processo de Imunização das comunidades quilombolas do Espírito Santo. Por ser pauta da Gerência, entendemos a importância da garantia de acesso aos programas de saúde como direito fundamental das comunidades tradicionais, em especial as comunidades quilombolas”, enfatizou Edineia Conceição de Oliveira.

O subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Júnior Bola, que também participou da ação, destacou que a presença da SEDH e da GEPIR foi de grande relevância junto à ação. “É importante ressaltar que a parceria e as ações junto às comunidades quilombolas têm avançado nessa Gestão, com políticas públicas sendo desenvolvidas junto às mesmas. Retornar com a equipe à comunidade de Graúna com um propósito tão importante nos enche de alegria e amplia nossa responsabilidade”, acrescentou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
Renata Alves (Respondendo)
3636-4380
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard