11/02/2022 10h45

SEDH participa da I Conferência Municipal de Igualdade Racial de Montanha

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) participaram, nessa terça-feira (08), da abertura da I Conferência Municipal de Igualdade Racial de Montanha, que antecede a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (V Conepir), marcada para acontecer nos dias 04, 05 e 06 de março de 2022.

A Conferência de Montanha, assim como as outras que estão acontecendo e ainda vão ocorrer em outros municípios do Espírito Santo, tem como objetivo a promoção do debate sobre as medidas de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa.

“É muito importante a realização das Conferências em todas as esferas. O Governo do Estado, por meio da equipe da Secretaria de Direitos Humanos, tem prestigiado os encontros nos municípios e estamos nos preparando para a realização da 5ª edição da Conferência Estadual. Sobretudo no momento que vivemos hoje, essas iniciativas fortalecem a luta por uma sociedade mais igualitária”, pontuou a secretária Nara Borgo.

Ainda em Montanha, a secretária visitou a Escola Irmã Imaculada, onde são realizados os projetos com crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, tais como bordado, costura, pintura, dança e aulas de música. Essa instituição foi, inclusive, contemplada com donativos por parte do programa ES Solidário.

Pinheiros

No mesmo dia, a equipe da SEDH também participou de agendas no município de Pinheiros. Durante a tarde, a secretária Nara Borgo esteve em uma reunião na Prefeitura, com o vice-prefeito Aloísio Souza da Silva (Aloísio Lula), além de vereadores, pastores e lideranças. Foram debatidos projetos do Governo do Estado que se encaixam nas atuais demandas da população da cidade.

Posteriormente, a secretária visitou o Conselho Pinheirense de Bem-Estar do Menor (Copbem) e a Associação Pinheirense Pequenos Campeões, espaços onde são realizados projetos com crianças e adolescentes da cidade. As duas iniciativas também já foram contempladas com donativos por parte do ES Solidário.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho incrível realizado pelas equipes do Copbem e da Associação Pinheirense Pequenos Campeões. Foi maravilhoso ver o quanto as crianças e os adolescentes são envolvidos com os projetos e aprendem o conhecimento ofertado. São ações que têm o poder de mudar a vida delas”, destacou Nara Borgo.

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges