06/05/2021 15h07

SEDH e Prefeitura de Colatina debatem implantação de CRJ no município

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve no município de Colatina, nessa quarta-feira (05), para uma reunião com o prefeito Guerino Balestrassi e equipe. O tema do encontro foi a implantação de um Centro de Referência das Juventudes (CRJ) no município. A agenda, que ocorreu de modo presencial, foi realizada respeitando todas as precauções para o enfrentamento da Covid-19.

Os CRJs irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. As unidades estarão presentes nos dez municípios abrangidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari.

Na reunião, o prefeito de Colatina assinou o termo de adesão que firma o interesse da gestão na implantação do CRJ do Governo do Estado no município. Antes desta oportunidade, parte da equipe já havia sido apresentada ao projeto dos CRJs durante um encontro virtual.

A secretária Nara Borgo explicou que está prevista a implantação de um Centro na cidade até 2022, que vai atender os jovens de 15 a 24 anos, e que o apoio da prefeitura é primordial neste momento.

“Com a implantação do CRJ em Colatina, o Governo do Estado vai trabalhar e potencializar as habilidades do jovens locais, para que estejam mais preparados para usufruir das oportunidades geradas na região. No espaço serão ofertados diversos serviços, oficinas e laboratórios. Os Centros constituem a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente”, explicou a secretária Nara Borgo.

Sobre os CRJs

Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

Como projeto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, serão 14 CRJs em funcionamento até 2022, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.

Os CRJs ofertarão serviços, como o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para a geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extraterritório, passagens interestaduais, entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo.

Saiba mais: https://bit.ly/3kyJlm0

Estado Presente em Defesa da Vida

Os CRJs destacam-se entre os 37 projetos do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e são baseados no planejamento, no método e nas evidências científicas. Ao todo, são previstas 14 unidades e os dois primeiros Centros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, na Serra, e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

Implantado em 2011, na primeira gestão do Governo Renato Casagrande, o Estado Presente foi desativado entre 2015 e 2018, mas retomado em 2019, com ações realizadas de proteção policial e social em 140 bairros de dez municípios capixabas instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado, identificados pelo alto índice de vulnerabilidade social. Visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais.

No eixo de Proteção Social, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade juvenil à violência, viabilizar a inclusão social, gerar oportunidades de emprego e obtenção de renda, preservando garantias e direitos das pessoas, além de propiciar a transformação do território, por meio da mediação e mobilização social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH