19/02/2020 17h21

SEDH apresenta proposta de Centros de Referência para a Juventude em Vila Velha e na Serra

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), deu início ao diálogo com coletivos juvenis, líderes comunitários, estudantes e Conselhos Municipais da Juventude dos municípios de Vila Velha e Serra para apresentação da proposta dos Centros de Referência para a Juventude. A ação integra o Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Uma equipe formada por representantes da Subsecretaria de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos e da Gerência de Políticas para a Juventude foi até os municípios, onde são previstas a implementação dos Centros no primeiro semestre deste ano. Nesta quarta-feira (19), às 19h, acontece mais um encontro em Vila Velha, no Centro Comunitário de Terra Vermelha.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explica o objetivo desse diálogo com os municípios: “A intenção é mais do que apresentar os Centros e tirar dúvidas, mas envolver a comunidade numa construção conjunta com o intuito de que o projeto tenha continuidade e que consigamos atender às expectativas e necessidades desses locais.”

De acordo com a gerente de Políticas para a Juventude da SEDH, Fabrícia Barbosa, a parceria e o diálogo com a comunidade é essencial para o projeto. “É um espaço de muita escuta e troca de ideias. Temos alguns dados que nos fizeram chegar a esses municípios, mas eles têm realidades diferentes. Dialogar é garantir adesão da comunidade e das juventudes para que o funcionamento dessa política pública seja prolongado e contínuo”, ressaltou.

Os Centros de Referência para a Juventude fazem parte do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no Espírito Santo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e irão beneficiar os bairros prioritários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estes espaços contemplarão atividades, cursos e oficinas e atenderão os jovens, com especial atenção à diversidade que compõe as juventudes destes territórios, atentando às questões de gênero, diversidade sexual, raciais, étnica, de deficiências, situação de rua, jovens com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos