10/01/2018 18h12

Secretário e prefeitos assinam convênio para implantação de mais duas unidades da Rede Cuidar

Foto: Assessoria Sesa-ES

Nesta quarta-feira (10), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com prefeitos e secretários municipais de Saúde de duas regiões onde serão implantadas novas unidades da Rede Cuidar em Santa Teresa (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Itaguaçu, Itarana e Laranja da Terra), e em Guaçuí (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui). Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória.

Pela manhã, o secretário Ricardo de Oliveira, os prefeitos e secretários municipais de Saúde das cidades que aderiram à Rede Cuidar em Santa Teresa, assinaram o Convênio de Cooperação de Gestão Associada, ajustando assim prazos e valores para a implantação da unidade na região. A unidade irá atender uma população de 146.552 moradores destes municípios. Estiveram presentes no encontro pela manhã os prefeitos Joilson Rocha Nunes (Fundão), Sosafá Storch (Laranja da Terra), Darly Dettmann (Itaguaçu), e Gilson Amaro (Santa Teresa).

Durante o encontro, o secretário Ricardo de Oliveira, destacou a importância de todos os prefeitos e secretários municipais de Saúde remarem na mesma direção para que a unidade da Rede Cuidar em Santa Teresa entre em funcionamento o mais breve possível. “Essa unidade será aberta na medida em que todos remarem na mesma direção. E essa reunião aqui foi exatamente para isso: organizar todo mundo para todo mundo remar na mesma direção, e sair daqui com o compromisso de efetivamente abrir a unidade”, disse.

O secretário destacou ainda que a Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde pública, e que a qualidade no atendimento que já chegou à região Norte, na unidade de Nova Venécia, agora chega em Santa Teresa.

Segundo o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, a população na região está ansiosa com a implantação da Rede Cuidar e se diz otimista com os resultados.

“Jamais imaginávamos ter atendimentos de especialidades em nossa região. Tenho conversado muito com os munícipes das oito cidades e todos eles sabem a importância da Rede Cuidar para a região. Estou muito feliz com a implantação da unidade e com a adesão de todos os prefeitos e secretários. Todos vamos ganhar muito com isso”, disse.

Região Sul

Na parte da tarde, foram apresentados o andamento da implantação da Rede Cuidar em Guaçuí, região sul do Estado.  Estiveram presentes o vice-governador, César Colnago, os prefeitos Weliton Virgilio Pereira (Iúna), Angelo Guarçoni Junior (Mimoso do Sul), Vera Lucia Costa (Guaçuí), Sérgio Farias Fonseca (Jerônimo Monteiro), Carlos Renato Prúcoli (Muqui), Marcos Antonio Teixeira (Bom Jesus do Norte), e Fabrício Gomes Thebaldi (Apiacá).

Na região, a unidade irá atender uma população de 230.069 pessoas.

O secretário Ricardo de Oliveira mostrou aos presentes como está o andamento da implantação da unidade na região. “A Rede Cuidar é uma oportunidade de mudar a forma de atendimento na saúde do Espírito Santo”, ressaltou.

O vice-governador, César Colnago, reforçou sobre a importância de melhorar a atenção básica como meio de resolver problemas de saúde, e se mostrou otimista, usando como exemplo os resultados já obtidos na unidade em Nova Venécia.

“A Rede Cuidar é um modelo de atendimento que sabemos que vai funcionar. É um modelo assistencial melhor e com muitos bons resultados. Vamos mudar e melhorar”, disse.

Segundo o superintendente da regional Sul de Saúde, Jair Ferraço, com a reunião desta quarta-feira é possível alavancar a abertura da unidade Cuidar em Guaçuí. “É um ganho muito grande na saúde pública pois estamos vendo os resultados lá em Nova Venécia. Estamos ansiosos pela inauguração desse novo modelo de atendimento em nossa região Sul”, disse.

Já o prefeito de Mimoso do Sul, Angelo Guarçoni Junior, disse que o encontro vai impulsionar a implantação da Rede Cuidar nos próximos meses na região Sul.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br