22/03/2019 10h03 - Atualizado em 22/03/2019 10h51

Secretário de Justiça se reúne com prefeito e vereadores de Vila Velha para discutir ocupação do IRS

Diante do cenário de superlotação nos presídios capixabas, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) tem tomado algumas medidas para reduzir o déficit de vagas nas unidades prisionais. Uma das ações é a abertura de mais 500 vagas para o regime semiaberto no Instituto de Reabilitação Social (IRS), localizado na Glória, em Vila Velha.

O assunto foi discutido na tarde desta quinta-feira (21) com o prefeito Max Filho e os vereadores do município.  Hoje, o sistema mantém mais de 23 mil internos: um excedente de 166% do número de vagas disponíveis.

Atualmente, o Instituto de Reabilitação Social (IRS) passa por reformas estruturantes e faz parte do planejamento para minimizar esse déficit de vagas:

"A proposta é ampliar o número de vagas do sistema, com mais 500 presos do regime semiaberto: pessoas que estão prestes a conquistar a liberdade, que já realizam trabalho externo e circulam diariamente nos espaços públicos. São internos que vem recebendo acompanhamento da Sejus para sua ressocialização. No mesmo local, está a Casa de Custódia de Vila Velha, que funciona no mesmo complexo há décadas e não teve suas atividades interrompidas. Porém, queremos ouvir o município para tomar decisões conjuntas", ressaltou o secretário de justiça, Luiz Carlos Cruz.

O prefeito Max Filho afirmou que há necessidade de ouvir a comunidade local para decidir, em conjunto com o Governo do Estado, a ocupação do IRS.

As obras de reforma foram iniciadas no ano passado, tendo sido gastos R$ 1,209 milhão para a sua recuperação. Também foi discutido na reunião algumas possibilidades de uso inteligente do complexo, como a recuperação do espaço que pode ser voltado para atividades econômicas e turísticas.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Jorge Carreta, os secretários municipais de Defesa Social, coronel Oberacy Emmerich, e de Desenvolvimento Urbano, Caroline Jabour, além dos vereadores Reginaldo Almeida, Osvaldo Maturano, Anadelso Pereira e Chico Siqueira.

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto