21/01/2019 17h15 - Atualizado em 21/01/2019 17h16

Secretaria de Direitos Humanos abre diálogo com Conselhos e movimentos estaduais

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, recebeu, na última sexta-feira (18), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, os representantes da Convergência Negra e Movimento Negro do Espírito Santo. O encontro faz parte das agendas com os Conselhos, Comitês e movimentos estaduais ligados aos direitos humanos, iniciadas no dia 02 de janeiro. As reuniões servem para que a nova secretária possa se apresentar, dialogar e ouvir as demandas.

“Considero esta proximidade e o diálogo contínuo de extrema importância e essenciais para que consigamos articular, enquanto Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), políticas públicas eficazes para todos os grupos”, enfatizou Nara Borgo.

Na reunião com os movimentos negros, o governador do Estado, Renato Casagrande, foi parabenizado pelos presentes pela escolha da nova secretária da SEDH, por sua representatividade e militância nos direitos humanos. Também foram abordados assuntos como as cotas e o decreto federal que facilita a posse de armas.

A representante da Negritude Socialista Brasileira, Sabrina Leonel, considerou a reunião produtiva. “Nós queremos nos sentir representados. A expectativa é de que coisas boas virão”, ressaltou. Já o representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Tony do Nascimento, destacou a importância das políticas públicas para a população negra. “A conversa foi positiva e espero que ela avance cada vez mais, englobando também outras pastas, como cultura, educação, saúde, que, assim como direitos humanos, são importantes para a implementação de políticas públicas”, destacou.

Também presente na reunião, a coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado, Vanda de Souza Vieira, reforçou a importância da sintonia com o Governo do Estado.  “Sempre que se inicia um novo Governo, nossa expectativa é a melhor possível, que é a de ter nossa pauta atendida. Entregamos para a secretária Nara Borgo a nossa ‘demanda ideal’, e a partir de agora poderá se discutir como será a ‘demanda possível’ de atender. Esperamos que o Governo tenha muito carinho para que possa atender nossas reinvindicações na medida do possível”, ponderou.

Agenda de reuniões

Até o momento, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) já se reuniu com as seguintes entidades: Conselhos Estaduais de Direitos Humanos (CEDH), das Mulheres (CEDIMES), dos Idosos (CEDDIPI), da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Criança e Adolescente (CRIAD), de Igualdade Racial (CEPIR), LGBT, de Juventude (CEJUVE), com os Comitês de Prevenção e Erradicação da Tortura (CEPET) e o de Educação em Direitos Humanos, com o Centro de Apoio de Direitos Humanos (CADH) e com representantes do Movimento População em Situação de Rua.

 

Informações à imprensa

Letícia Passos
Assessora de Comunicação
leticia.freire@sedh.es.gov.br
27 3636-1334 / 99289-9566
www.direitoshumanos.es.gov.br
Facebook: DireitosHumanosES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard