21/10/2017 13h01 - Atualizado em 23/10/2017 08h37

Secretaria da Saúde realiza entregas do mutirão de reabilitação no Norte do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai levar o mutirão de entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para mais perto de quem precisa. Neste sábado (21), uma equipe do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) vai ao Norte do Estado realizar a entrega de 70 equipamentos para pacientes que moram na região. O atendimento será realizado no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, a partir das 10 horas.

O objetivo do mutirão é reduzir o tempo de espera dos pacientes adultos, jovens e crianças que precisam de dispositivos de reabilitação. Por isso, a Sesa fez um levantamento de quem já havia passado por consultas e exames e estava aguardando a liberação de seu equipamento. São esses os pacientes que estão sendo atendidos no mutirão.

Ao todo, 40 pacientes estão agendados para retirar os equipamentos nesta entrega que será realizada na região Norte. Eles vão receber cadeira de rodas padrão e cadeira de rodas para banho, de acordo com o que foi prescrito para cada usuário. A ação vai contemplar pessoas de 12 municípios: Linhares, Colatina, Ecoporanga, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, João Neiva, Pancas, Mantenópolis, Conceição da Barra, Vila Valério e Montanha.

Saiba mais

O mutirão de reabilitação teve início em julho e, desde então, entregou 1.064 equipamentos. A previsão é de que 6.521 dispositivos, ao todo, sejam entregues até dezembro. Com o mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde está fazendo chegar a quem precisa um conjunto de dispositivos importantes para a melhoria da qualidade de vida, como diferentes tipos de cadeira de rodas adulto e infantil; bengala; andador; muletas; peças que ajudam na adaptação postural do paciente na cadeira de rodas, como assento e encosto; coletes de vários tipos; calçados anatômicos; palmilhas.

Em paralelo ao mutirão, o Crefes continua atendendo quem necessita de dispositivos de reabilitação. Para ter acesso ao equipamento, o paciente deve seguir o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS): comparecer à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência levando documentos pessoais e Cartão do SUS. Após avaliação, o médico solicita uma consulta para o paciente no Crefes por meio da Central de Regulação de Vagas.

O Crefes também realiza um trabalho de adaptação do paciente ao uso do equipamento e promove a reintegração da pessoa com deficiência física ou auditiva à vida social, oferecendo um pacote de serviços com ganho físico e psicossocial para os usuários.

Todo esse suporte é dado ao paciente por equipes multidisciplinares do Crefes, composta de médicos especialistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos em órteses e próteses, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, de acordo com a necessidade do paciente.

 

Números

6.521 dispositivos para concessão

Entre julho e dezembro, serão entregues:

4.647 cadeiras de rodas

279 calçados

280 palmilhas

745 órteses

450 próteses

90 muletas

30 almofadas

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard