04/08/2025 16h40

Secretaria da Justiça realiza primeiro encontro com famílias de internos para fortalecer diálogo e gestão humanizada

 Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, no último sábado (02), o primeiro encontro dedicado às famílias de internos do sistema prisional do Estado, intitulado “Bate Papo com as Famílias”. O evento aconteceu na Escola Estadual Ensino Médio (EEEM) Agenor Roriz, na Praia de Itaparica, em Vila Velha.

O objetivo principal foi promover uma escuta qualificada das famílias, esclarecer dúvidas sobre procedimentos nas unidades prisionais e coletar sugestões para a construção de novas políticas públicas que possam melhorar a gestão do sistema prisional e o cumprimento das penas.

Durante o encontro, foram abordados temas, como saúde, alimentação, transferências, localização de internos, normas de visitação e assuntos relacionados à corregedoria. As equipes técnicas de todas as subsecretarias da pasta participaram ativamente, demonstrando o compromisso da gestão com a transparência e o diálogo aberto.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, na ocasião, destacou a importância desse diálogo. "Acreditamos que o fortalecimento do diálogo com as famílias é fundamental para uma gestão mais eficiente e humanizada do sistema prisional. Ouvir quem vive diariamente essa realidade nos ajuda a aprimorar nossas ações e a garantir direitos, bem como a promover uma ressocialização mais efetiva. Nosso compromisso é construir uma política pública que valorize a dignidade de todos e contribua para a segurança de toda a sociedade", disse Rafael Pacheco.

Claudia Valéria Giacomim tem um filho cumprindo pena há mais de ano. Para ela, o bate-papo com as famílias foi fundamental para esclarecer dúvidas e desmistificar alguns procedimentos. “O encontro superou minhas expectativas. Foi muito esclarecedor. Muita coisa que ouvi aqui, não tinha nem noção de como era. Por isso, essa conversa abriu o meu entendimento. Pude compreender a necessidade dos procedimentos de segurança e ficar mais confortável em saber que meu filho está lá pagando por um erro, mas com dignidade”, disse. 

As salas temáticas foram conduzidas por servidores que atuam na Subsecretaria de Administração do Sistema Penitenciário (Sasp), por meio das Gerências de Administração do Sistema Penitenciário (GASP) e Saúde do Sistema Penal (GSSP); da Subsecretaria da Gestão Administrativa (SGA), com a Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penitenciários (Gefap); Subsecretaria da Ressocialização (SRES), intermediada pela Gerência de Educação, Trabalho e Assistência (GETA) e técnicos da Corregedoria da Secretaria da Justiça (Sejus).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard