01/10/2010 12h10 - Atualizado em 21/01/2019 15h58

Secont realiza curso de práticas de governança em tecnologia da informação

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) promove, nesta sexta-feira (01), às 9 horas, em sua sede, o curso de capacitação do modelo de controle Cobit 4.1 Foundation destinado aos seus servidores. O curso, que teve início nesta quinta (30), será ministrado pelo mestre em Engenharia de Sistemas, Armando Zenicola Mendes.

O modelo de governança Control Objectives for Information and Related Technology (Cobit) engloba um conjunto de melhores práticas, organizado em um modelo de domínios e processos que abrange as áreas de tecnologia da informação (TI). Sua função é organizar os processos e controles internos da área de TI auxiliando na otimização dos investimentos, permitindo, por exemplo, o alinhamento estratégico e a gestão de riscos eficazes.

O curso irá ampliar o conhecimento dos participantes sobre as funções e os benefícios do modelo Cobit, as formas de aplicação na prática e a necessidade de se possuir um modelo de controle orientado para Governança em TI.

Participam do curso, 12 servidores das áreas de TI, auditoria em controle de riscos e da assessoria de planejamento e informática. O objetivo é capacitá-los para realizar auditorias de forma eficaz, bem como trabalhar com esse modelo de governança para preparação de mapas de riscos que alimentarão o sistema Control-ES. Eles receberão as informações de forma teórica, com exposição de conteúdo, grupos de estudo monitorados, apresentação e análise de casos.

Armando Zenicola Mendes é mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia, palestrante e professor universitário de cursos de aperfeiçoamento. Com 25 anos de mercado, Mendes possui ainda certificado Cobit Foundation pela Isaca e exerceu cargos de gerência sênior em Planejamento Estratégico, Administração, Informática, Gestão de Projetos, Qualidade e Auditoria Técnica de Sistemas.

Assessoria de Comunicação da Secont
Linda Kogure (9891-7629)