06/07/2020 17h09

Secont disponibiliza manual para orientar órgãos sobre Índice de Desempenho na Gestão

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) disponibilizou em seu site institucional o manual “Metodologia para Mensuração de Desempenho na Gestão Governamental”. O material, elaborado pela equipe de auditores da Subsecretaria de Controle (Subcont), detalha a metodologia utilizada para a elaboração do Índice de Desempenho na Gestão Governamental (IGG), e está disponível para consulta e download. O objetivo é que os órgãos avaliados tenham total acesso à composição e forma de cálculo do índice.

Clique aqui para acessar o manual

O IGG retrata o desempenho dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, por meio de indicadores de resultado e esforço em seis dimensões: efetividade, eficácia, eficiência, execução, excelência e economicidade. A metodologia possibilita classificar cada órgão quanto à capacidade de entrega de bens e serviços à população.

A Subcont concluiu os relatórios de desempenho de 2018 dos 12 órgãos finalísticos avaliados no ano passado.  Em junho, foi iniciada a avaliação do IGG 2019, desta vez em 18 órgãos. O auditor do Estado, Valber Padilha, coordenador de Engenharia da Secont, ressalta que, em paralelo à avaliação, serão  realizadas auditorias de gestão, que avaliarão as possíveis causas que impactaram nos resultados e os controles passíveis de serem implementados, visando a mitigar ou eliminar os efeitos indesejáveis. “Assim podemos contribuir para identificar as causas que estão impedindo os gestores de atender às demandas da sociedade”, explica Valber.

Em conjunto com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), a Subcont desenvolveu um painel de Business Intelligence (BI), que mostra, de forma interativa e gráfica, os dados de cada órgão avaliado. O painel está em fase de homologação, sendo uma importante ferramenta para o aprimoramento da gestão e do sistema de controle interno. O painel fornece uma visão sistêmica do desempenho de cada secretaria e do conjunto dos órgãos estaduais. O instrumento permitirá aos gestores a tomada de decisão mais rápida e baseada em parâmetros objetivos.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard