07/12/2021 17h54

Seag realiza Seminário de Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura no Espírito Santo

Foto: Hélio Filho/Secom
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) promoveu, na manhã desta terça-feira (07), o Seminário de Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura no Espírito Santo. O objetivo do evento realizado no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, foi apresentar os investimentos e ações para fomentar as cadeias produtivas do setor. O governador Renato Casagrande participou da abertura do encontro.

“Sempre debatemos sobre a pesca e estamos na expectativa de dar passos adiante e avançar em parcerias para dar condições de trabalho a quem vive dessa atividade. A pandemia nos fez mudar a atenção, pois tivemos que investir ainda mais em saúde e na educação, mas temos que ter atenção do governo aos grupos que mais necessitam de apoio, que são os quilombolas, os assentamentos, os pescadores e a agricultura familiar. Queremos que o governo esteja cada vez mais presente na vida de vocês, seja com programas, ações ou parcerias, mas que possamos ofertar cada vez mais oportunidades”, disse Casagrande.

O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, ressaltou a parceria com as instituições. “Desde 2019, a Seag busca atuar de maneira integrada com outras instituições, em prol do desenvolvimento da pesca e da aquicultura. Junto com o Incaper e Fapes, financiamos a instalação de um sistema piloto de Produção superintensiva de camarão de água doce, com recirculação, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus de Itapina, em Colatina.  Este investimento está destinado para a pesquisa e extensão, a fim de possibilitar alternativas produtivas aos produtores rurais, especialmente em períodos de escassez hídrica. Foram R$ 80 mil investidos em bolsas de pesquisa e extensão e equipamentos”, disse Foletto.

“As ações do Governo do Estado, por meio da Seag têm o objetivo de tornar mais direta a prestação de serviço aos pescadores e pescadoras, por meio das suas entidades representativas. São ações estruturantes que avançam com investimentos e que atuam no fortalecimento da equipe técnica para promover o setor”, disse o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Dorval de Assis Uliana.

O evento contou com a palestra “A pesca e a aquicultura como impulsionadores econômicos regionais”, ministrada pelo professor Marcos Brabo, que é doutor em Ciência Animal, na Universidade Federal do Pará.

As comunidades pesqueiras dos municípios de: Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Achieta, Guarapari, Vila Velha, Vitória, Serra, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra também participaram do evento.

Outros investimentos

Com o Ifes de Piúma foi realizado a instalação de um sistema de cultivo de bivalves (vieiras e ostras), também visando à pesquisa e extensão, além de um estudo sobre períodos alternativos de defeso de quatro espécies de camarão marinho, com investimento na ordem dos R$ 200 mil em bolsas e equipamentos.

Juntos com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES), numa ação do PESCAMAR-ES, foi realizado um arranjo entre instituições a fim de desassorear a foz do rio Itapemirim, em Marataízes. A parceria entre a Prefeitura e o Ifes Piúma foi fundamental nessa ação, sendo que os estudos vão acontecer ainda neste mês.

Em março de 2021, foi iniciado o projeto PESCAMAR-ES, um programa de gestão e extensão pesqueira fruto de um projeto da Seag com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Foram investidos R$ 270 mil em bolsas e equipamentos. Foi detectada a necessidade de vários municípios, de pontos de embarque e desembarque mais seguros e dando mais qualidade de vida aos pescadores.

Assim, por meio da Subsecretaria de Infraestrutura Rural da Seag, foram adquiridos 460 metros quadrados de píeres flutuantes que serão cedidos aos municípios de Piúma, Cariacica, Vila Velha e Anchieta, totalizando R$ 1,4 milhão. Estes equipamentos também atenderão a projetos de aquicultura em tanques-rede em Anchieta, com investimento na ordem de R$ 140 mil, além dos píeres flutuantes.

Para atender a aquicultura, a Seag coordena os projetos Aquicultura Familiar, vencedor do Inoves 2020, com a doação e instalação de 40 tanques-rede e píeres flutuantes a serem instalados em Montanha, no valor de R$ 540 mil; e o Fomento Aquícola, parceria com o Ifes de Alegre, que busca incentivar a aquicultura nos municípios que se interessam pela atividade.

Ainda em relação à aquicultura, o Incaper coordena o Aquicultura Sustentável, financiado pela Seag com parceria da Fapes, Ifes Piúma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG) e Prefeitura de Piúma, investimento na ordem de 340 mil reais. Fomenta a carcinicultura marinha (criação de camarões) e a piscicultura da tilápia em sistema de recirculação. Também foi criado junto com Incaper e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), um Grupo de Trabalho com a finalidade de rever o licenciamento ambiental da aquicultura, a fim de torná-lo ágil e mais eficiente.

No quesito qualidade do pescado, a Seag financia o Qualipesca, coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e tem como parceiro a Fapes e o Ifes Piúma. Atua nos municípios de Piúma, Anchieta e Marataízes, levando qualificação na área de boas práticas de manejo do pescado e orientação sanitária a peixarias e pescadores. O investimento é de 300 mil reais.

A Seag também vai distribuir equipamentos de informática, como datashow, multifuncional e computador de mesa, a entidades da pesca no Estado. Esta é a primeira parte de uma ação de modernização das entidades, que terá continuidade em 2022.

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho