18/11/2010 00h05 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Seag investe na construção de matadouro na Região do Caparaó

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) assinou, nesta terça-feira (16), um convênio de R$ 927.831,40 para implantação de uma unidade frigorífica no município de Guaçuí. Essa ação visa avançar na melhoria da qualidade da carne bovina e suína no Espírito Santo.

Com investimentos de R$861.716,55 pela Seag e R$ 66.114,85 de contrapartida da prefeitura de Guaçuí, serão realizadas a reforma e ampliação do espaço físico, currais bovinos e suínos, lagoas de tratamento, refeitório e da administração do frigorífico. Também será executada a iluminação externa, além da perfuração de quatro poços de monitoramento rasa, para realizar a qualidade da água, e poço tubular profundo para capitação de água.

Além dos recursos já investidos, após a construção, será realizada pela Seag a aquisição dos equipamentos para o funcionamento do frigorífico, que terá capacidade de operação de 50 cabeças de boi/dia e 30 cabeças de suíno/dia.

O secretário da Agricultura Enio Bergoli ressaltou que para a operação de todo matadouro frigorífico, incluindo o abate e a industrialização dos produtos de origem animal, é obrigatória a presença dos profissionais do Serviço de Inspeção. “São eles que vão observar cada etapa: desde a chegada dos animais até a saída dos alimentos dos frigoríficos. O consumo de carne processada em local inadequado e sem condições de higiene pode causar uma série de doenças como brucelose, tuberculose, teníase, toxoplasmose e também infecções alimentares”, afirmou.

Além de Guaçuí, após a inauguração, a unidade frigorífica do Caparaó vai atender aos pequenos produtores rurais dos municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Alegre, São José do Calçado , Bom Jesus do Norte, Apiacá, entre outros.

Participaram da assinatura do convênio o secretário Enio Bergoli, o desembargador Alemer Ferraz Moulin, o prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira, e vereadores do município.

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim