15/07/2010 12h05 - Atualizado em 24/01/2019 14h37

Seag dá início às ações para implantação do Polo de Pêssego no Espírito Santo

Nesta quinta-feira (15), o Governo do Estado repassa cinco mil mudas de pêssego para produtores e associações de agricultores de seis municípios da Região Serrana e do Noroeste do Estado. As mudas são das variedades “Aurora 1”, “Aurora 2”, “Dourado 1” e “Dourado 2” e a entrega faz parte das ações da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para a implantação de um Polo de Pêssego no Espírito Santo.

A partir das 9 horas, no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Serrano, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Domingos Martins, as mudas serão repassadas para agricultores dos municípios de Ibatiba, Muniz Freire, Santa Teresa, Domingos Martins e Castelo. Além destes, receberão ainda produtores rurais de Mantenópolis e região. Ao todo, 60 agricultores receberão mudas.

“O Espírito Santo está se consolidando como um polo nacional diversificado de produção e de agroindustrialização de frutas, com reflexos positivos na renda e na qualidade vida dos agricultores familiares capixabas”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

 

 

Com as mudas, serão implantadas Unidades Demonstrativas em propriedades rurais para que os pesquisadores do Incaper avaliem o desenvolvimento da fruta nas regiões e selecionem as variedades que mais se adaptam ao clima e se destacam em produtividade. Até o final de 2010 mais dez mil mudas serão repassadas aos produtores cadastrados no Incaper.

“O trabalho com pêssego do Incaper iniciou-se desde a década de 1980 e já foram feitos alguns testes com o pêssego na Região Serrana, comprovando que a fruta se adapta bem”, afirma Adelaide Costa, pesquisadora do Incaper.

Atualmente no Espírito Santo os polos de abacaxi, goiaba, manga, maracujá, uva, morango, mamão, coco e banana são uma realidade e os de tangerina, acerola, caqui, caju, laranja, pêssego e frutas vermelhas estão em fase de implantação ou em estudo de viabilidade.

“Com a ampliação dos polos diversificados temos como objetivo melhorar a renda dos agricultores de base familiar, por meio da oferta tanto no mercado local e quanto para as agroindústrias processadoras de frutas”, afirma Bergoli.

 

 

Diferencial capixaba

O fruto, além de ser muito apreciado para o consumo ao natural, também é um dos preferidos para a agroindustrialização. Assim, a produção de pêssego fortalece também o agroturismo nas propriedades rurais.

No Espírito Santo, a safra se inicia com 30 dias de antecedência em relação ao Sul do País. Com isso, os fruticultores capixabas têm uma melhor oportunidade para colocar a produção do mercado, e aumento a remuneração.

 

 

Estratégia de implantação do Pólo

As mudas são adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Seag. O Incaper atua no cadastramento dos produtores, na distribuição e no acompanhamento técnico dos plantios.

Até o final do ano, outras 10 mil mudas serão adquiridas pelo Governo, perfazendo um total de 15 mil mudas em 2010. A área plantada sairá de 70 para 105 hectares, um aumento de 50%.

 

Pêssego no Espírito Santo
Área – 70 hectares
Produção - 900 toneladas/ano
Região Produtora – Região Serrana
Maior Produtor – Domingos Martins
Consumo Capixaba – 80% vem de outros estados e países



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Paula Varejão e Leandro Abreu
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210

Gerência de Informação e Análise da Seag
Léo Júnior
27 3636-3700 / 3636-3651 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard