11/01/2018 15h30

Seag anuncia projeto para Caminhos do Campo de Jacu, em Cachoeiro

A comunidade de Jacu, região localizada no interior de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu uma boa notícia na manhã desta quinta-feira (11). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, anunciou a contratação do projeto de engenharia para a pavimentação da estrada que liga a ES 483 até Jacu pelo Programa Caminhos do Campo.

O anúncio foi feito em reunião na sede da associação da comunidade e reuniu mais de 60 pessoas.

A estrada que liga a ES até a comunidade do Jacu, em Cachoeiro, tem aproximadamente um quilômetro. O investimento para a elaboração do projeto de engenharia será de R$ 50 mil. A previsão é de ele seja concluído no próximo mês. Após, será licitada a obra para que seja executada.

O gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag, Marcus Magalhães, que representou o secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que o governo, com as contas em dia, está conseguindo realizar importantes investimentos nos municípios.

"Sabemos que o asfaltamento no trecho que liga ao ES ao Jacu é um sonho antigo da comunidade. O Caminhos do Campo ajuda não só o deslocamento das pessoas mas também o escoamento da produção  agrícola e das agroindústrias", ressaltou Magalhães.

O gerente de agricultura familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, reforçou o compromisso do Governo de investir na melhoria da estrutura do interior do Estado para ajudar no deslocamento dos agricultores familiares e o escoamento da produção agrícola.

"O município tem 756 quilômetros de estradas rurais e o asfalto do Jacu é um sonho antigo da comunidade. É um dia histórico", reforçou o prefeito Vitor Coelho.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O objetivo é adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag