08/04/2020 14h17 - Atualizado em 08/04/2020 16h26

Saúde: Saiba o que funciona durante o feriado de Semana Santa

O Governo do Espírito Santo decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, dia 09 de abril, nas repartições públicas do Executivo Estadual, em virtude das tradições culturais da Semana Santa. A medida reforça a necessidade de distanciamento social como forma de prevenção à transmissão do novo Coronavírus (Covid-19).

Dessa forma, entre esta quinta-feira e domingo (12), apenas os serviços de saúde de urgência e emergência da Rede Estadual irão funcionar normalmente. Já os locais que não realizam este tipo de atendimento estarão fechados.

Os serviços da Secretaria da Saúde (Sesa) que atendem por agendamento ou que não realizam serviços de urgência funcionarão até esta quarta-feira (08) e retornam com os atendimentos na próxima segunda-feira (13). São eles:

- As Farmácias Cidadãs Estaduais (Cariacica, Vila Velha, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Aracruz, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia, Guaçuí), que atendem por agendamento;

- Os Centros Regionais de Especialidades (CREs), localizados em Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim; e

- O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha;

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, irá funcionar todos os dias, das 7h às 18h20. Já os hemocentros regionais de Colatina, Linhares e São Mateus e a Unidade de Coleta de Serra, terão funcionamento normal até esta quinta-feira (09), retomando atendimento na próxima segunda-feira (13).

Os serviços de urgência e emergência não param durante o feriado. São eles:

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

- Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): Tanto os profissionais de Saúde, quanto a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

Hospitais da Rede Estadual com mudanças nos atendimentos

Durante o Estado de emergência pública pelo Covid-19, houve a necessidade de reorganizar os serviços, fluxos e definição da assistência hospitalar em todo Espírito Santo.

Hospitais com pronto-socorro 24 horas por dia:

- Hospital Estadual Dr. Dório Silva (urgência e emergência para trauma);

- Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória;

- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha;

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;

- Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;

- Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu;

- Hospital Estadual São José do Calçado;

- Hospital Estadual Jerônimo Monteiro;

- Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco;

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

Hospitais referenciados para acolhimento aos pacientes graves/potencialmente graves com suspeita e diagnóstico para coronavírus:

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra;

- Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;