09/10/2017 14h09

Saúde realiza ações do Outubro Rosa para mulheres pomeranas, negras, indígenas, LGBTs e quilombolas

As comunidades de povos tradicionais, além de mulheres transexuais, ou que têm alguma deficiência, serão atendidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) durante o Outubro Rosa. As palestras, que servirão para esclarecimentos e dúvidas, vão tratar sobre a prevenção e a detecção precoce de câncer. As atividades começaram no último dia 04 e vão até 25 de outubro.

Essas atividades programadas para o mês de outubro são uma iniciativa do Comitê de Saúde para Equidade, espaço que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) também faz parte.

Todas as palestras contam com a organização da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), além do apoio das Secretarias Municipais de Saúde de Vila Velha, Vitória, Aracruz, Conceição da Barra e Domingos Martins.

“Essas palestras têm como principal finalidade, assim como toda campanha do Outubro Rosa, disseminar informações sobre o câncer e incentivar a procura pelos exames médicos, além de melhor orientar a todos sobre os autoexames que podem levar à identificação precoce do câncer de mama”, salienta o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Agenda

No último dia 04, a palestra aconteceu na Aldeia Comboios, em Aracruz, atendendo a uma demanda da comunidade indígena. O trabalho preventivo e educativo também será realizado em Domingos Martins, para atender a comunidade pomerana, nesta segunda-feira (09), a partir das 18 horas.

Os próximos dias serão para atender a colônia de pescadores de Itapoã, em Vila Velha, na quarta-feira (11), às 14h; com duas agendas previstas para o dia 18 de outubro: uma no Crefes, em Vila Velha, às 14h, para as pessoas com deficiência, e a segunda no Museu Capixaba do Negro, em Vitória, às 19h.

Também às 19h, mas no dia 19 de outubro, a palestra será para a população LGBT, na sede da GOLD; com a comunidade quilombola de São Domingos, em Conceição da Barra, recebendo a palestra no dia 25, às 13h30.

Outubro Rosa

Somente o câncer de mama corresponde a 22% dos novos casos de câncer, em cada ano, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo.

No Espírito Santo, estimam que, do início de 2016 até o final de 2017, serão 1.010 novos casos de câncer de mama. Ainda no Estado, foram registradas 332 mortes por câncer de mama, em 2016. Este ano, no primeiro semestre, 146 mulheres morreram vítimas da doença.

História

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população e de empresas e entidades. Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.

Agenda

Dia 09 – 18h – Palestra – População tradicional – Pomeranos – Domingos Martins.

Dia 11 – 14h - Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais - Colônia de Pescadores – Vila Velha.

Dia 18 – 14h – Palestra – Pessoas com uma deficiência – Crefes – Vila Velha.

Dia 18 – 19h – Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais: População Negra e Matriz Africana – MUCANE – Vitória.

Dia 19 – 19h – Papo Trans – População LGBT – GOLD – Vitória.

Dia 25 – 13h30 – Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais: Comunidade Quilombola de São Domingos, Conceição da Barra.