19/11/2017 09h15

São Mateus celebra Dia da Consciência Negra

Foto: Assessoria de Comunicação/ Secult

O país celebra nesta segunda-feira (20) o Dia da Consciência Negra. Em comemoração à data, a capital do Espírito Santo será simbolicamente transferida de Vitória para o município de São Mateus, em uma solenidade especial. A programação começa a partir das 8h, no Sítio Histórico Porto de São Mateus, e vai contar com apresentação dos grupos folclóricos da região, de grupos de capoeira e de alunos dos projetos “Reconstruir a vida” e “Violões no Porto”. A entrada é franca.

O evento terá a presença do governador em exercício, César Colnago, do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, da secretária Municipal de Cultura, Domingas dos Santos Dealdina, e de diversas autoridades do município.

O Dia da Consciência Negra relembra por meio de ações em todo Brasil a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei 12.519 já no ano de 2011.

Outras informações:

Secretaria Municipal de Cultura