Salas Marias: Colatina e Santa Teresa passam a contar com espaço exclusivo para atendimento a mulheres vítimas de violência
O Governo do Estado inaugurou, nessa terça-feira (25), mais duas unidades das Salas Marias, espaços humanizados para atendimento a mulheres vítimas de violência e seus filhos. As novas unidades funcionam nas Delegacias Regionais Colatina e Santa Teresa.
As ‘Salas Marias’ são espaços localizados dentro das Delegacias Regionais da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) destinados ao atendimento humanizado a mulheres em situação de violência doméstica, tendo como foco a preservação de sua integridade física e psicológica, bem como a garantia de seus direitos previstos em lei.
O espaço permite o acolhimento das vítimas e seus filhos, garantindo privacidade e mais tranquilidade. A implantação é uma iniciativa da Gerência de Proteção à Mulher (GPM), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), realizada em parceria com outros órgãos e entidades privadas.
“Construir um espaço humanizado é um importante passo para combater a violência de gênero, pois quando mulheres fragilizadas encontram apoio e acolhimento, elas ganham força para quebrar os ciclos de violência e reescrever sua própria história. Muitas vezes, a porta de entrada desta mulher para a rede de atendimento é a Delegacia de Polícia. Por isso, nós, como operadores de segurança pública, temos que oferecer o melhor atendimento e ajudar esta vítima a acreditar que tudo é possível”, afirmou a gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michele Meira.
Em Colatina, a solenidade de inauguração contou com a presença da gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michele Meira; da subgerente da GPM/Sesp, delegada Natália Tenório; e de autoridades locais, como o superintendente de Polícia Regional Noroeste, delegado Landulpho Lintz; o chefe da Delegacia Regional de Colatina, delegado Leonardo Ávila, entre outros delegados de polícia.
Também estiveram presentes a gerente de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres da Secretaria das Mulheres (SESM), Graziele Rodrigues Duda; a coordenadora do Núcleo Margaridas de Colatina, Danieli Duarte Correa; a secretária de Assistência Social de Colatina, Michela Direne Penitente e o vereador Claudinei Costa.
Em seguida, as representantes da GPM/Sesp seguiram para a inauguração em Santa Teresa. Participaram o superintendente de Polícia Regional Serrana, delegado Paulo Rogério Souza da Silva; o chefe da Delegacia Regional de Santa Teresa, delegado Cristian Rios; o prefeito da cidade, Kléber Medici; a promotora de justiça Dra. Vera Lucia Murta Miranda; a coordenadora do Centro Margaridas de Santa Teresa, Juliana Molinari; a representante da OAB Mulher de Colatina, Dra. Audréya Mota França Bravo; o comandante da 8ª Companhia Independente de Colatina, major Thales Gustavo Pereira Matias; entre outras autoridades.
Expansão
Atualmente, as Salas Marias estão em funcionamento em oito Delegacias Regionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Aracruz, Santa Teresa e Colatina. Como os espaços são dedicados ao atendimento emergencial de ocorrências relacionadas à violência doméstica e familiar, sua localização em Delegacias Regionais é estratégica, pois permite o funcionamento 24 horas.
A instalação é acompanhada por ações de capacitação dos policiais civis que atuam em plantões, garantindo que estejam preparados para fornecer às mulheres todos os direitos e informações previstos em lei, além de facilitar a articulação com os serviços da rede local.
O cronograma de expansão prevê a abertura de mais quatro salas nas próximas semanas, a saber:
27/11 – Venda Nova do Imigrante
01/12 – Itapemirim e Anchieta
05/12 – São Mateus
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira (respondendo)
(27) 3636-9928 / 99231-5157
comunicasespes@gmail.com
