22/09/2017 17h17

‘Salário Inteligente’: servidores participam de workshop

Servidores estaduais tiveram a oportunidade, nesta semana, de repensar práticas de gastos e planejar a melhor forma de poupar e investir sua renda, durante o workshop ‘Salário Inteligente: multiplicando o meu dinheiro’, promovido pelo programa Qualivida, coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). O curso foi conduzido pelo economista, professor e consultor financeiro Leonardo Cassa de Oliveira. Aproximadamente 30 profissionais participaram.

 

O encontro foi dividido em três momentos. No primeiro, Leonardo promoveu um trabalho de conscientização sobre educação financeira e apresentação de dados e taxas nacionais. Na segunda fase, essas informações foram contextualizadas e levadas para a realidade dos participantes. Já no terceiro encontro, o foco foi nas possibilidades e opções de investimento, quando os participantes puderam conhecer as diversas maneiras de aplicação do dinheiro. Para isso, eles utilizaram um dos laboratórios de informática da Esesp para a realização de atividades práticas.

 

A atividade integra o Programa de Educação Financeira da Secretaria e conta com o apoio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

 

Entre os presentes estava Joanina Vale, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ela contou que foi atraída para o evento porque o tema e o nome dado chamaram a atenção. Para ela, o conteúdo abordado e a maneira de tratar os assuntos, com simplicidade e clareza, foram fundamentais para firmar esses novos conhecimentos. 

 

“Pelo momento em que vivemos, esse debate é essencial. Precisamos receber as informações necessárias para aplicarmos esse conhecimento na prática para melhorarmos nossa qualidade de vida e buscarmos um futuro tranquilo”, disse.

 

Geração Ativa

 

O workshop Salário Inteligente não foi a única ação voltada para os servidores realizada nesta semana pela Seger. Na quarta-feira (20), a Esesp recebeu a segunda palestra do Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa. Dessa vez o tema abordado foi ‘Relações Sociais: não estarei sozinho’.

 

O encontro teve como objetivo abordar a importância do relacionamento familiar, afetivo e social na aposentadoria como fator preponderante para uma passagem tranquila de uma rotina que há anos se repete para uma nova realidade ainda não experimentada. O momento foi comandado pela especialista em Recursos Humanos e coach Heliane Prata.

 

A servidora Euli França foi uma das participantes dessa ação. Com cerca de 30 anos de serviço público, ela contou que já solicitou a aposentadoria. Avó de um menino de sete anos, Euli disse que há certo receio quando falar no assunto, mas vem se preparando para esse momento.

 

“Por mais que a gente deseje isso, existe uma preocupação de como vai ser quando eu acordar e ver que alguma coisa mudou. Mas eu venho me preparado, viajado mais, aproveitado a companhia da minha família e do meu netinho, que tem sido minha motivação . Esse vai ser o momento para eu me curtir”, descreveu.

 

O ‘Geração Ativa’ é desenvolvido pela Seger, em parceria com a Esesp e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). As palestras são destinadas aos servidores do Poder Executivo de todas as faixas etárias.

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

 

Texto: Renan Chagas

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard