21/12/2017 18h20

Relógio da Praça 8 volta a tocar

Completamente restaurado, o tradicional Relógio da Praça Oito, no Centro de Vitória, foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (21). O monumento voltou a funcionar e a badalar de hora em hora as primeiras notas do Hino do Estado do Espírito Santo. A obra aconteceu por meio da parceria entre Banestes, Prefeitura de Vitória e Instituto Goia.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis; do prefeito de Vitória, Luciano Rezende; do diretor-presidente do Instituto Goia, Pedro Canal; do secretário de Cultura da Capital, Francisco Grijó; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vinicius Simões; assim como de outras autoridades.

No início da cerimônia, o escritor e historiador Fernando Achiamé destacou a importância histórica do Relógio da Praça Oito, no contexto social, cultural e político, e frisou: “Estamos em um local sagrado”.

Em sua palavra, o secretário municipal da Cultura reforçou que a obra e a preservação do monumento é um pedido da população. “Estávamos sendo cobrados, e com razão. O relógio tem uma representatividade muito forte. Ele é do povo e precisa estar em pleno funcionamento”, afirmou Grijó.

Já em sua fala, o diretor-presidente do Banestes falou um pouco de sua ligação familiar com o monumento. Acompanhado do pai, do irmão e do sobrinho, ele relembrou que o Relógio da Praça 8 foi projetado pelo bisavô, Jayme Figueira, sendo inaugurado em 1942.

“É um monumento muito importante para a história dos capixabas e eu, particularmente, tenho um carinho muito grande por essa obra porque ela foi projetada por meu bisavô, o mesmo arquiteto que fez a primeira agência do Banestes, que fica aqui nessa mesma praça”, discursou Michel Sarkis.

O diretor-presidente do Banestes aproveitou a ocasião para anunciar que o Banco vai iniciar nos próximos dias a obra de reforma da Agência Central, localizada na Praça 8. A agência foi a primeira sede própria da instituição financeira.

O prefeito da Capital foi categórico em destacar em seu discurso: “O relógio é o monumento mais representativo de Vitória. Aqui é o ambiente central da nossa cidade e ficamos muito felizes em fazer essa entrega. Estamos dando o exemplo do que é o nosso alvo maior: o interesse público”. Luciano Rezende brincou: “É o Big Ben capixaba”.

Ajuda de professora de música

O Relógio da Praça 8 é uma torre com 16 metros de altura e quatro relógios, sendo um em cada face. Possui ao todo sete sinos no alto da torre. O projeto foi realizado por Jayme Figueira, construído por Radagásio Alves e montado pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling. O monumento é tombado como patrimônio histórico estadual.

Nessa atual reforma, a empresa contratada para fazer a troca do maquinário precisou contar com a ajuda de uma professora da Faculdade de Música do Estado (Fames) para primeiro identificar qual a nota musical de cada um dos sete sinos.

Um profissional da empresa foi batendo sino por sino para que a musicista identificasse as notas. A partir daí, foi programado para o relógio tocar as primeiras notas do Hino do Espírito Santo, em um sistema automatizado.

Assessoria de Comunicação do Banestes

Elisa Rangel - 3383-1465