02/10/2017 16h41

Registro Integrado da Junta Comercial chega a 58 municípios

A partir de agora, os municípios de Águia Branca, Boa Esperança, Ibitirama, Marilândia, Pedro Canário, Vargem Alta e Vila Pavão também fazem parte do Registro Integrado da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES). O objetivo é facilitar e agilizar o processo de abertura e legalização de empresas, nos municípios. Com as novas adesões, chega a 58 o número de cidades capixabas participantes.

Por meio do site da JUCEES (www.jucees.es.gov.br), o empreendedor faz a consulta de viabilidade, que será analisada pela prefeitura. A administração municipal verifica se o empreendimento pode se estabelecer no local desejado, e também confere os documentos para obtenção do alvará de funcionamento. Logo após, a Junta Comercial analisa se o nome empresarial escolhido pode ser usado.

Depois de aprovado pelo município, o empreendedor entrega o ato constitutivo na Junta Comercial. O CNPJ será gerado e os dados encaminhados para a prefeitura para a obtenção da inscrição municipal, e também para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), para obter a inscrição cadastral.

Novas adesões

Até o final de outubro estarão integrados mais cinco municípios, sendo eles: Ecoporanga, Fundão, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul e Rio Bananal, chegando a um total de 63 municípios participantes do Registro Integrado.