10/04/2019 15h56

Região noroeste do Estado apresenta projeto de empreendedorismo

Foto: Leandro Braga

Projetos na área de energia solar, produção e fomento para a agricultura orgânica e desenvolvimento socioeconômico foram os temas apresentados por empresários da região noroeste do Estado no encontro com a vice-governadora Jaqueline Moraes. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (10), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

O vice-prefeito de São Domingos do Norte, Elison Campostrini, esteve no encontro e apresentou as potencialidades da região noroeste, com destaque para a cidade, que vem desempenhando o papel de catalisador das iniciativas inovadoras do empresariado.

A vice-governadora acredita que a colaboração entre pequenas empresas pode fomentar uma demanda de serviços que ninguém conseguiria atender sozinho. “Trabalhando juntos, os diferentes empreendedores ampliam a rede de contatos e geram trabalho em comum. Essa prática, que vem crescendo nos últimos anos no Espírito Santo, é ainda mais eficaz em comunidades menores”, avaliou.

Jaqueline Moraes destacou ainda a importância Instituto de Educação Pesquisas e Projetos Sustentáveis de São Domingos do Norte (Inepps), como fomentador do desenvolvimento socioeconômico da região. Ela lembrou que a Legislação 13019/14 que regulamenta a parceria entre o setor público e as organizações da sociedade civil pode, também, ser utilizado pelo Instituto.

Na reunião, o cientista de computação e empresário do ramo da tecnologia e produtos de inteligência artificial, Lucas Turuma, apresentou uma proposta de fomento ao empreendedorismo na região. “É algo inédito, em se tratando de ser o Estado do Espírito Santo e tendo como protagonista esta conexão e o formato de compartilhamento de ideias e informações”, disse.

Já o também empresário do setor de eletrônicos e produtor rural, Wanderson de Oliveira, que é de São Gabriel da Palha, destacou a importância de ter esse espaço de escuta ativa e promoção das iniciativas empreendedoras. “É importante estar no Palácio e poder expor as angústias, os desafios e a esperança por um cenário de desenvolvimento socioeconômico a cidade”, afirmou.

Além da vice-governadora, do vice-prefeito de São Domingos e de empresários da região, a reunião contou com as presenças das gestoras do Escritório de Projetos do Inepps, Luciana de Souza e Luciana Simonetti, que apresentaram o trabalho do Instituto e suas diversas áreas de atuação. Também estiveram no encontro o mestre em Gestão Pública, Murilo Lacerda e o profissional da área de comunicação e design, Igor Caetano, além de técnicos da Vice-Governadoria, Maraney Araújo, Odmar Nascimento e José Valdecir Santana.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Vice-Governadoria