29/10/2020 14h38

Rede de Líderes avalia formas de ampliar transferências federais para Estado e municípios capixabas

Os integrantes da Rede de Líderes Públicos em Captação de recursos se reuniram, na nessa terça-feira (27), para avaliar propostas no sentido de ampliar o repasse de recursos não-onerosos, visando ao financiamento de projetos de órgãos estaduais e municipais.

A reunião foi coordenada por consultores do Tesouro Estadual, que apresentaram um diagnóstico da situação atual das transferências voluntárias da União e também propostas sugeridas por gestores de outros estados para ampliar os repasses de convênios e de emendas parlamentares.

"Os dados de captação de recursos de outras regiões sugerem que há margem para triplicar repasses federais para Estado e municípios capixabas, com fortalecimento de ações de capacitação, cooperação e com um portfólio de projetos", avalia Eduardo Araujo, consultor do Tesouro e coordenador do Projeto.

A criação de um sistema para cadastramentos de propostas para obtenção de recursos de emendas parlamentares e convênios foi um dos pontos debatidos no encontro.

"Temos feito diversas pesquisas em outros estados e acreditamos que reunir os projetos dos órgãos numa vitrine para atrair recursos pode favorecer muito o processo de captação", comenta o consultor do Tesouro e Coordenador Estadual da Rede +Brasil - Elo Estados, Alexandre Gebara.

“E para compor esta vitrine, não importa o tamanho do projeto. O importante é ter um sistema que possibilite a classificação, a identificação de oportunidades e demandas sociais se possível em todo o Estado que, ao final, resulte em um gerenciamento de portfólio e venha auxiliar as tomadas de decisões daqueles que detêm recursos”, acrescenta.

A reunião também contou com a participação da coordenadora da Rede +Brasil - Elo Municipalista, Dalva Guterra. "É uma excelente iniciativa da Sefaz reunir servidores do Estado e dos municípios nesse esforço cooperativo para atrair recursos. A troca de conhecimentos e o engajamento coletivo vai beneficiar muito todos envolvidos", avalia.

Dentre os participantes, a Secretaria da Cultura também se fez presente explicando sobre andamento dos repasses da Lei Aldir Blanc. “A Secult teve um papel preponderante na luta pela promulgação da lei no Congresso Nacional, com atuação semelhante com os municípios capixabas, para garantir tão importante conquista aos trabalhadores da cultura”, analisa o assessor técnico da Secult João Adriano Veenings.

Saiba mais

A Rede de Líderes em Captação de Recursos é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para ampliar transferências voluntárias da União para Estados e Municípios capixabas. A rede conta com 120 integrantes indicados por secretários estaduais e municipais. Durante a pandemia da Covid-19 a Rede está promovendo webinários pelo YouTube que já reuniram quase 13 mil visualizações.

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Giordany Bozzato