10/10/2017 14h29

Quatro cidades recebem a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher durante o mês de outubro

Foto: Assessoria de Comunicação/SEDH

Durante o mês de outubro, quatro municípios do interior do Estado vão receber as ações da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. As atividades começam no próximo dia 19, em Ecoporanga; com o ônibus passando por São Mateus, dia 21; Santa Teresa, no dia 26; e, por último, em Aracruz, no dia 27.

Em cada cidade visitada, uma comunidade é abraçada pelas ações realizadas em parceria do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a prefeitura local. Esta ação faz parte do Movimento de Combate à Violência contra a Mulher, do Governo do Estado do Espírito Santo.

“Nosso veículo atua em atividades de prevenção, de conscientização e de combate à violência contra a mulher. A equipe responsável presta serviços de atendimento com psicólogos, assistentes sociais, na área jurídica e em ações de saúde. Uma atividade itinerante de promoção do respeito e da dignidade da mulher”, salienta o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

O veículo é mantido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, e os serviços prestados construídos em parceria com o Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo.

“O Governo do Espírito Santo reconhece que o fenômeno da violência contra as mulheres constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo diretamente o direito à vida, à saúde e à integridade física. Queremos abrir um espaço direto de atendimento, de combate e de prevenção, oferecendo um espaço de diálogo entre o poder público e a mulher”, concluiu Pompeu.

Diálogo

Em todas essas cidades que serão visitadas, de acordo com a subsecretária de Políticas para Mulheres, Helena Pacheco, o objetivo é garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência que têm maior dificuldade de acesso à rede de serviços públicos, com ações que promovam o seu empoderamento e o acesso à justiça.

“Vamos estar mais próximos da população, fortalecendo a rede de serviços e mostrando que essas mulheres têm o nosso apoio para enfrentar os desafios”, explicou a subsecretária.

Unidade Móvel

Ao todo, 19 comunidades de municípios do interior do Estado serão visitadas até o fim deste ano. Além das quatro cidades previstas para o mês de outubro, outras seis já foram atendidas, duas no mês de julho: Mucurici e Pinheiros; e quatro em setembro: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Governador Lindemberg e São Roque do Canaã.

Até o momento, mais de 600 pessoas foram atendidas, uma média superior a 100 por município. Durante os eventos foram abordados temas como prevenção à violência e seus tipos, importância do diálogo não violento, saúde da mulher, autoestima e empoderamento feminino.

Os serviços disponibilizados no ônibus são de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, jurídica e segurança pública, permitindo a interação de diversas atividades, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres que vivem no campo aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH