26/06/2017 14h11

Quase 400 policiais civis iniciam o 40º ciclo do EAD da Senasp

A partir desta segunda-feira (26), 392 Policiais Civis do Estado do Espírito Santo iniciarão os cursos oferecidos pelo 40º Ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD). Estão matriculados 229 no curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE) e 163 em outros cursos do sistema. A carga horária é de 40 ou 60 horas.

A iniciativa de fomentar os cursos da Rede EAD-SENASP foi da Chefia de Polícia, que tem incentivado os policiais a realizarem uma das 68 capacitações oferecidas. “Obtivemos informação pelo tutor master da Secretaria de Segurança que, além desses 229 matriculados, outros 242 já concluíram o curso de condutores. Desejamos a todos um bom aprendizado e que tragam esses conhecimentos para o trabalho na PCES”, destacou o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré.

A parceria Acadepol/Sesp/Senasp

A parceria foi firmada pela Polícia Civil – por meio da Academia de Polícia (Acadepol) – no mês de janeiro e contou com a presença do chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré; do representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) junto à Senasp, o tutor master Adriano Lovatt Poletti; e do diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel. Na ocasião foi feito o planejamento das ações e também foram acertados quais cursos serão disponibilizados pela Senasp para serem desenvolvidos pela Acadepol.

A ação já proporcionou a qualificação de mais de 50 novos investigadores que concluíram, além dos cursos presenciais da Acadepol, seis cursos do Sistema de Ensino a Distância (EAD) da Senasp e outros 242 policiais civis que realizaram o CVE. De acordo com o diretor da Acadepol a expectativa é que novas turmas de policiais recém-nomeados sejam inseridas na parceria.

Cursos da Senasp

A Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada em 2005 em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização dos cursos é fruto dos acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os Governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas a distância, em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que ele vai indicar o local mais próximo para as aulas.

Metodologia do CVE

A realização desse curso está prevista na Resolução nº 522 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa capacitação possui o mesmo modelo de gestão dos cursos que são oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os participantes receberão o conteúdo das matérias aplicadas e terão orientação on-line oferecida pelo gestor master durante as atividades curriculares exigidas. Para obter a aprovação, o aluno, obrigatoriamente, deverá participar dos fóruns, terá que realizar a avaliação final e obter média acima de 7,0.

Após a conclusão deste curso, o policial estará habilitado para conduzir veículos de emergência, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024