20/07/2010 19h05 - Atualizado em 24/01/2019 12h51

Prosseguem até esta quarta-feira (21) inscrições para 9 mil vagas em cursos técnicos

Prosseguem até esta quarta-feira (21) as inscrições para as 9.067 vagas em 34 cursos técnicos ofertados pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu). Os interessados deverão procurar a secretaria da escola que ofertará o curso escolhido, sempre das 8 às 12 horas e das 14 às 20 horas. O processo seletivo será válido para ingresso no segundo semestre.

Os documentos necessários para se inscrever são: cópia de um documento de identidade com foto; comprovante de conclusão do Ensino Médio Regular e/ou declaração de estar cursando a 3ª série e ter cursado a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou EJA/EM, em escola da rede pública estadual, municipal ou federal. O mesmo se aplica aos candidatos concludentes da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Já os candidatos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos oferecidos pelos CEEJAs deverão comprovar a conclusão do Ensino Médio.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um curso e um turno. Neste momento, ele receberá o comprovante que conterá informações sobre o número de inscrição, o curso e turno escolhidos, além do local e horário da prova.

Os cursos técnicos serão ofertados em escolas da rede estadual de ensino localizadas em mais de 40 municípios. Os cursos são: Técnico em Meio Ambiente; Logística; Administração; Secretariado; Paisagismo; Imagem Pessoal; Comércio; Vendas; Informática; Guia de Turismo; Manutenção e Suporte em Informática; Análises Clínicas; Secretaria Escolar; Biblioteconomia; Recursos Humanos; Eventos; Informática para Internet; Redes de Computadores; Serviços Públicos; Edificações; Contabilidade, Finanças; Hospedagem; Transações Imobiliárias; Eletrotécnica, Contabilidade; Panificação; Agronegócio; Agroindústria, além do inédito curso de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais – Libras (Experimental).

O processo seletivo destina-se aos candidatos que tenham concluído  todo o Ensino Médio Regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive CEEJA na rede pública; aos candidatos concluintes do Ensino Médio Regular, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; e aos candidatos de entidades filantrópicas, reconhecidas como de utilidade pública.

Prova

A prova será realizada no dia 25 de julho, das 8 às 12 horas, em local definido pela escola e pré-informado aos candidatos. A localização das salas estará disponível, afixada em murais, na unidade de ensino. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 28 de julho na secretaria da escola que ministrará o curso escolhido e no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

Matrícula

Os candidatos classificados deverão realizar a matrícula nos dias 29 e 30 de julho na secretaria da instituição, das 8 às 20 horas. Aquele que não efetuar sua matrícula no prazo estabelecido será considerado desistente. Os documentos necessários para se matricular são os seguintes: cópia de documento de identidade com foto; cópia do CPF; duas fotos 3x4 recentes; cópia de comprovante de residência; histórico escolar do ensino médio ou certificado de conclusão do 2º grau ou equivalente, assinado pelo diretor e secretário. Todos os documentos devem ser acompanhados dos originais para conferência.

Os estudantes do 3º ano deverão assinar termo de compromisso com a escola confirmando compatibilidade de horário entre o Ensino Médio e o curso técnico. A previsão para início das aulas é o dia 02 de agosto. Já a chamada de suplentes, caso haja desistência ou sobra de vagas, será no dia 03 do mesmo mês.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br