09/10/2017 15h54 - Atualizado em 09/10/2017 15h55

Pronto-socorro do Infantil de Vitória começa atender no HPM

Um apaixonado por dinossauros que sonha se tornar paleontólogo. Esse é o perfil do pequeno Alessandro Tomaz Muller Keffer, 9 anos, que foi o primeiro paciente a chegar ao novo pronto-socorro Drª Milena Gottardi, do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória.

O menino sofreu uma queda no quintal de casa, na Serra, no dia 02 de outubro, e foi levado por sua mãe, a artesã Aceli Thomas Muller Keffer, 38, para o pronto-socorro do hospital, que ainda funcionava em Santa Lúcia, Vitória. Nesta segunda-feira (09), Alessandro retornou à unidade, já funcionando em Bento Ferreira, para uma revisão, onde foi atendido pelo médico Roberto Casotti.

“Ele escorregou, caiu por cima do braço e o quebrou em duas partes, e foi atendido lá no antigo pronto-socorro, onde teve o braço engessado. Hoje, ele fez um novo raio-x e passou pela avaliação do médico, que pediu para retornar em duas semanas. Achei o atendimento bem mais rápido”, disse.

O menino contou que o acidente aconteceu quando ele corria no quintal para levar uma sacola com pregos para seu pai, Florêncio Keffer, 40. Como o terreno é desnivelado, ele perdeu o equilíbrio e acabou escorregando e caindo.

“Escorreguei e caí no barranco, em cima do meu braço. Doeu muito. Agora vou tomar mais cuidado. Quebrar o braço não é bom”, comentou o garoto.

Aceli destacou que tanto a infraestrutura da nova unidade hospitalar como o atendimento pelos profissionais foi muito melhor do que o que ela esperava. “Aqui é mais espaçoso, e o ambiente é mais digno para as mães e também para os funcionários. Gostei muito da estrutura e do atendimento. É importante ter um pronto-socorro assim para atender a população dignamente”, disse.

Atendimento de emergência

O primeiro atendimento de urgência e emergência realizado no novo pronto-socorro foi do menino Henrico, de 7 anos. Ele foi encaminhado pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Serra, e chegou ao hospital acompanhado por sua mãe, a técnica em enfermagem Joana Gomes Vieira, sentindo dores abdominais, febre e tosse.

“Meu filho foi muito bem atendido. Aqui tem mais espaço, a estrutura é melhor e o atendimento está muito tranquilo. É importante ter um pronto-socorro como este principalmente para que não tem plano de saúde, ter uma estrutura como esta”, disse Joana.

Henrico foi atendido pela pediatra Maria de Fátima Gouvea Santos, que solicitou exames de sangue para diagnosticar o problema do garoto, e medicado para febre.

Sobre a infraestrutura da unidade hospitalar, a médica disse que agora há mais conforto tanto para os profissionais como para os pacientes. “Agora é tudo uma questão de adaptação. A estrutura é diferente, mas aqui temos mais conforto para realizar o atendimento”, disse.

Estrutura

Com essa mudança, o número total de leitos aumenta de 171 para 276, melhorando também a capacidade de atendimento à população. Só no Pronto-Socorro serão 105 leitos: 62 de enfermaria e 29 de urgência e emergência, além de 08 leitos intensivos e 06 semi-intensivos, totalizando 14 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip).

O espaço no HPM tem 888,32 metros quadrados e foi todo reformado para receber o serviço de urgência e emergência infantil, que está dividido em dois pavimentos. No térreo, fica o serviço de pronto-socorro: acolhimento do paciente com classificação de risco (atendimento inicial que classifica os pacientes priorizando os casos graves), consultórios médicos, salas de observação, centro cirúrgico com cinco salas, centro de exames de imagem e as salas de medicação, curativos, punção e gesso. Há ainda, no térreo, duas recepções: uma para entrada de pacientes e outra para entrada de visitantes e troca de acompanhantes para as enfermarias e a Utip, que funcionarão no primeiro andar, ao qual se tem acesso por rampa.

O que fica em Santa Lúcia

Apenas o Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória foi transferido para Bento Ferreira. Continuam no edifício de Santa Lúcia os leitos de internação de alta complexidade e os atendimentos ambulatoriais do Programa de Infectologia e Aids pediátrica, do Centro de Referência em Asma Grave e Fibrose Cística e do Programa de Osteogênese Imperfeita, além do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Por enquanto, permanecem também no local os atendimentos do Programa de Oncologia Pediátrica, até que seja finalizada a obra da ala de oncologia no Hospital da Polícia Militar.

Com a saída do Pronto-Socorro de Santa Lúcia, serão realizadas obras de melhoria no espaço, possibilitando que os serviços que ali ficarem tenham uma estrutura mais adequada.

Acesso

O novo endereço do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória é Avenida Jaír Etiene Dessaune, nº 230, Bento Ferreira. Quem precisar de atendimento poderá se dirigir até o local por meio de transporte público. Há três linhas municipais que passam bem perto: 0214 – Bento Ferreira / Goiabeiras via Shopping Vitória; 0102 – Santa Tereza / Jesus de Nazaré via Ilha de Santa Maria e 073N – Tabuazeiro / Shopping Vitória via Da Penha-Norte.

Além dessas, há diversas linhas de ônibus municipais e do Sistema Transcol que passam pela Av. Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) – ponto da Prefeitura de Vitória – e pela Av. Vitória – ponto em frente à D&D, que ficam a poucos minutos de caminhada do Pronto-Socorro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br