16/09/2020 18h17

Projetos estratégicos do Governo são selecionados e validados

Teve início nesta quarta-feira (16) a seleção e validação de projetos estratégicos, como parte das atividades de revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2020 a 2022. O trabalho, realizado por secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos do Governo do Espírito Santo, segue nesta quinta-feira (17), sob a coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).        

O objetivo é selecionar os projetos com viabilidade de serem executados até 2022, e que estejam alinhados ao Planejamento Estratégico de Governo. Esses projetos devem ter como base critérios técnicos, entre os quais o orçamento disponível e a capacidade de execução das secretarias e órgãos, tendo em vista, especialmente, o impacto causado ao Governo do Estado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, a revisão do Planejamento Estratégico visa a promover ajustes da estratégia e da carteira de projetos prioritários do Governo do Estado, com a devida adequação ao cenário econômico, em âmbitos estadual e nacional.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, explica que foram aplicados critérios objetivos, avaliando o impacto causado pela pandemia da Covid-19 no custo, no prazo e escopo dos projetos, além da capacidade de execução e a disponibilidade de recursos.

Nesta quarta-feira, pela manhã, o trabalho de seleção e validação dos projetos estratégicos foi realizado pelas equipes da alta gestão ligadas às áreas de Segurança em Defesa da Vida, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. À tarde, foi a vez dos gestores de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Educação para o Futuro e Desenvolvimento.

Nesta quinta-feira (17), irão se reunir as equipes das áreas de Gestão Pública Inovadora, Infraestrutura para Crescer e Saúde Integral. Já na próxima quinta-feira (24) serão apresentados os resultados da revisão do Planejamento Estratégico, iniciado no dia 31 de agosto, envolvendo gestores de todas as nove áreas estratégicas.

O Planejamento Estratégico Governamental corresponde ao processo de definição do conjunto das políticas públicas do Governo e os processos a serem desenvolvidos para viabilizar as metas previstas.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEP

Claudia Feliz

(27) 99507- 4071

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard