Projetos do Eixo Social do Programa Estado Presente

SEGURANÇA

Papo de Responsa

Prevenir a violência e promover diálogo e protagonismo entre a juventude e policiais civis, com o uso de situações problemas como proximidade do tráfico, violência, bullying, falta de protagonismo e automutilação.

Público-alvo: Estudantes da rede pública estadual.

Total de 35.000 Jovens atendidos até 2022.

Homem que é Homem

Realizar 1.824 reuniões para prevenir e reduzir a violência intrafamiliar e de gênero em congruência com a Lei Nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha).

Público-alvo: Homens envolvidos em incidentes de violência contra mulheres.

Total de 1.824 reuniões realizadas até 2022.

Núcleo de Polícia Comunitária

Potencializar a visibilidade das ações policiais militares nos locais de elevada concentração de estabelecimentos comerciais e de grande circulação de pessoas e contribuir para o aumento da sensação de segurança da população capixaba.

Público-alvo: População capixaba.

Total de 2.138 visitas tranquilizadoras e 19 reuniões comunitárias até 2022.

Patrulha Escolar

Realizada pela Polícia Militar, o policiamento nas escolas da Rede Estadual objetiva contribuir com o estabelecimento de um ambiente de paz e colaborar com o processo de ensino e aprendizagem, além de estimular as boas práticas cidadãs e a legalidade por parte dos alunos.

Público-alvo: Comunidades escolares.

Total de 112.944 alunos atendidos e 8.000 visitas nas escolas até 2022.

Patrulha Maria da Penha

Colaborar para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e garantir atendimento humanizado, por meio de visitas tranquilizadoras à mulher em situação de violência.

Público-alvo: Mulheres vítimas de violência doméstica.

Situação atual: 2.864 visitas realizadas até agosto/2019.

Proerd

Desenvolver estratégias para a formação cidadã e estimular o protagonismo infanto-juvenil a fim de promover a tomada de decisão segura e responsável, para o enfrentamento às drogas e à violência.

Público-alvo: Crianças e adolescentes da redes de ensino pública e privada, seus pais e responsáveis.

Situação atual: 3.106 pessoas atendidas até agosto/2019 nos municípios de Vitória, Serra, Colatina, Guarapari e Aracruz. Previsão de mais 21 escolas a serem atendidas em 2019 na Serra.

 

SAÚDE

Centro de Atendimento Psicossocial Social (Caps)

Construir Centros de Atenção Psicossocial com infraestrutura necessária para a atenção psicossocial ambulatorial especializada à população e minimizar o problema da dependência química e saúde mental.

Público-alvo: População com necessidade de atenção em saúde mental e suas famílias, com foco no acesso dos usuários de drogas e pessoas com sofrimentos psíquicos.

Total de 2 novos CAPS construídos até 2020.

 Saúde da Família

Ampliar a cobertura e o acesso da população dos municípios beneficiados à Estratégia Saúde da Família.

Público-alvo: População capixaba.

Total de 262 Equipes de Estratégia de Saúde da Família.

 

EDUCAÇÃO

Qualificar ES

Promover a qualificação profissional de jovens e adultos e ofertar oportunidade de trabalho e renda.

Público-alvo: Residentes no Espírito Santo, com idade mínima de 16 anos, em especial os dos bairros prioritários do Programa Estado Presente.

Total de 72.000 vagas ofertadas até 2022.

EJA Profissional

Implantar o Programa de Formação em Educação Profissional na Educação de Jovens e adultos, possibilitando a elevação da escolaridade com formação técnica ou qualificação profissional para os estudantes da EJA.

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual, prioritariamente residentes em bairros do Estado Presente em Defesa da Vida.

Total de 2.800 novas vagas ofertadas até 2022.

EJA- Expansão nas escolas estaduais

Ampliar a escolaridade dos moradores dos territórios do Estado Presente em Defesa da Vida, por meio da ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da Rede Estadual.

Público-alvo: População de 15 anos ou mais que se encontra fora da escola.

Total de 800 novas vagas ofertadas até 2022.

Agente de Integração Escolar

Desenvolver ações que promovam a permanência e sucesso dos estudantes no processo de educação formal, por meio da corresponsabilização de suas famílias na vida escolar.

Público-alvo: Estudantes das escolas da Rede Estadual de ensino localizadas no território do Programa Estado Presente.

Total de 41 escolas atendidas até 2022.

Escola de Educação em Tempo Integral

Reduzir a exposição de jovens às situações de risco e vulnerabilidade social, por meio da oferta de educação em tempo integral nas escolas da rede pública estadual.

Público-alvo: Estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual, prioritariamente dos municípios do Estado Presente, iniciando pela Grande Vitória,  com posterior expansão para unidades do interior.

Total de 40 escolas implantadas até 2022.

Pesquisador do Futuro

Selecionar projetos de Iniciação Científica Júnior em todas as áreas do conhecimento em atividades de pesquisa técnico-científica ou de inovação, orientadas por pesquisador qualificado em Instituições de Ensino Superior, Pesquisa ou Inovação (IES/P), público ou privado sem fins lucrativos.

Público-alvo: Estudantes dos ensinos fundamental, médio e profissional da Rede Pública de Ensino nas áreas do Estado Presente.

Total de 120 projetos e 600 jovens pesquisadores alcançados até 2022.

 

Nossa Bolsa

Promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional por intermédio do conhecimento ao estudante, comprovadamente sem condição de custear seus estudos.

Público-alvo: Jovens com renda familiar per capta de até 1 salário mínimo que atendam os demais requisitos do Programa Nossa Bolsa.

Total de 1.120 vagas ofertadas até 2022.

 

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Jovens Valores

Oferecer vagas de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual, como forma de fortalecer a formação profissional e gerar oportunidades de renda.

Público-alvo: Estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, a partir de 16 anos, da rede pública e privada em situação de vulnerabilidade social.

Total de 3.221 vagas ofertadas até 2022

Centros de Cidadania Jovem

Implantar 14 Centros de Cidadania Jovem para oferta de ações e serviços que possibilite mais qualidade de vida aos jovens, contribuindo para o estabelecimento de uma sociedade igualitária.

Público-alvo: Jovens de 15 a 24 anos.

Total de 14 Centros de Cidadania Jovem implantados até 2021.

Juventudes

Coordenar e promover a articulação de ações de enfrentamento à violência contra a população jovem, com prioridade para a juventude negra.

 

Público-alvo: Jovens de 15 a 29 anos

Oferta de apoio financeiro a 60 iniciativas de protagonismo juvenil atuantes nos territórios prioritários do Estado Presente - 2020/2022.

Conhecer e Integrar, Aproximar e Pacificar

Mapear iniciativas institucionais para a aproximação junto às instituições e/ou operadores de segurança nas comunidades, com vistas à promoção de vivências e capacitações continuadas em Direitos Humanos.

Público-alvo: PMES, PCES, CBMES, Inspetores Penitenciários, Guardas Municipais e moradores das comunidades.

Inova Afro

Capacitar a população negra, com foco no afroempreendedor, para participação em ambientes comerciais e geração de emprego e renda.

Público-alvo: Afroempreendedores e/ou população negra em geral.

Total de 600 afroempreendedores capacitados até 2022.

Melhoria do Atendimento ao Egresso do Iases

Atender e acompanhar adolescentes e jovens que tiveram as Medidas Socioeducativas de Internação ou Semiliberdade extintas ou progredidas, pelo período mínimo de 06 meses e promover o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

Público-alvo: Adolescentes e Jovens Egressos das Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Iases.

Total de 3 espaços de atendimento implantados até 2022.

Obras para Melhoria da Infraestrutura do Iases

Realizar melhorias na infraestrutura das Unidades Socioeducativas e proporcionar a realização de atividades esportivas e a redução de conflitos.

Público-alvo: Socioeducandos e Servidores do Iases.

Total de 3 quadras poliesportivas e 1 unidade de internação socioeducativa construídas até 2022.

Implantação da Justiça Restaurativa no Iases

Implantação de 2 Núcleos beneficiando os municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

Público-alvo: Socioeducandos, Familiares e Equipes Multiprofissionais.

Total de 13 núcleos implantadas até 2022.

 

CULTURA E ESPORTE

Campo Bom de Bola

Implantar 9 Campos Bom de Bola nos municípios do Estado Presente em Defesa da Vida e promover a socialização, bem-estar e saúde à população, por meio do campo society com grama sintética, equipados com iluminação, banco de reservas e drenagem, possibilitando o uso deste espaço 24 horas por dia.

Público-alvo: Crianças, jovens e adultos.

Total de 9 Campos Bom de Bola implantados até 2022.

Praça Saudável

Promover uma melhor qualidade de vida e integração às famílias, por meio da construção de 7 praças saudáveis, com infraestrutura adequada para a realização de atividades físicas e lazer.

Público-alvo: Jovens de 18 a 29 anos.

Total 7 Praças Saudáveis construídas até 2022.

Campeões de Futuro

Manter e implantar núcleos de prática esportiva, com a cultura do esporte promovendo o desenvolvimento integral, a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Público-alvo: Crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos.

Total de 201 núcleos de esporte implantados até 2022.

Cultura na Escola – SLAM Interescolar

Realizar a formação de poetas, professores e jovens de 30 escolas da rede pública de ensino, resultando na competição de poesias faladas, fomentando a leitura, a criação literária e o debate entre jovens a partir do SLAM (poesia urbana).

Público-alvo: Jovens a partir de 12 anos da rede pública de ensino estadual que residem nos territórios do Estado Presente.

Total de 1.800 alunos e 90 professores atendidos até 2022.

UNI + ON: Agentes Jovens Comunitários

Mobilizar e formar em serviço aprendizagem Agentes Jovens Comunitários em atividades educativas, culturais, artísticas, ambientais, esportivas e empreendedoras que irão propor intervenções em suas comunidades com foco na cultura da paz, da convivência e no direito à vida.

Público-alvo: Jovens entre 16 e 24 anos e Organizações Sociais de base comunitária.

Total de 2.100 jovens bolsistas até 2022.

Fucuntura: Edital Territórios Culturais

Selecionar projetos culturais que incentivem a transversalidade, a cooperação, o intercâmbio e a geração de renda em territórios culturais, com foco nas juventudes em bairros com maiores índices de vulnerabilidade social do Estado.

Público-alvo: Jovens de 18 a 29 anos.

Total de 90 iniciativas culturais apoiadas até 2022.

Mostras: Cultura e Territórios

Realizar eventos culturais, mapeando agentes culturais, promovendo a troca de conhecimento, a visibilidade e a valorização da arte e da cultura, potencializando os saberes dos territórios.

Público-alvo: Jovens, adultos, crianças e idosos dos territórios do Estado Presente.

Total de 15 mostras culturais nos territórios até 2022.

Oses nas Comunidades

Realizar apresentações gratuitas da Oses, primando pela apresentação de músicas populares e abraçando outras linguagens artísticas mapeadas no próprio território do Estado Presente em Defesa da Vida.

Público-alvo: Crianças, jovens, adultos e idosos das comunidades.

Total de 42 apresentações da OSES nos bairros do Programa até 2022

Fames nas Comunidades

Realizar 42 oficinas pedagógicas gratuitas de música em sintonia com as apresentações artísticas da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo até dezembro de 2019.

Público-alvo: Estudantes das escolas da rede pública de ensino localizadas nos bairros do Estado Presente.

Total de 42 oficinas pedagógicas de música realizadas até 2022.

 

TRABALHO E RENDA

Capacitar para empreender

Qualificar pessoas da comunidade para criarem novos negócios, gerando trabalho e renda.

Público-alvo: Pessoas com potencial para empreender.

Total de 12.000 atendimentos até 2022.

Inova Mercado

Aumentar as vendas dos empreendedores, ampliando a geração de trabalho e renda por meio de capacitações e consultorias.

Público-alvo: Empreendedores formais e informais.

Total de 7.500 empreendedores atendidos até 2022

 

ESTADO PRESENTE ITINERANTE

 

Estado Presente Itinerante

Promover à população em situação de vulnerabilidade social, serviços itinerantes de saúde, assistência jurídica, atendimento ao consumidor, oportunidades de trabalho e qualificação profissional.

Público-alvo: População em situação de vulnerabilidade social dos bairros do Estado Presente em Defesa a Vida.

Total de 14 ações itinerantes realizadas até 2022.

Saúde Itinerante

Desenvolver ações de saúde para a população dos bairros prioritários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Público-alvo: População dos territórios do Estado Presente em Defesa da Vida.

Ações itinerantes:

  • Doação de sangue;
  • Realização de testes rápidos: sífilis, HIV, hepatites virais, glicemia;
  • Vacinação;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Prevenção de arboviroses;
  • Rodas de conversa: prevenção de gravidez na adolescência, prevenção à violência;

    • orientação nutricional, saúde da criança e do idoso, etc.

 

Defensoria Itinerante

Promover a assistência jurídica à população em situação de vulnerabilidade social.

Público-alvo: População em situação de vulnerabilidade social.

Ações itinerantes:

  • Assistência Jurídicas;
  • Exames de DNA.

Agência Itinerante do Trabalho

Intermediar mão de obra e encaminhar para cursos de qualificação profissional, a população que não possui acesso a agências do trabalho em seu território ou município, por meio da Agência Itinerante do Trabalho, que será implementada até 2022.

Público-alvo: População que reside em municípios que não têm agências do trabalho.

Oferta de 1.200 vagas em cursos, anualmente, e 1 Unidade móvel em funcionamento para atendimento itinerante do mundo trabalho, de 2020 a 2022.

Procon Móvel

Expandir o acesso ao serviço de atendimento do Procon aos consumidores da Grande Vitória, levando informações, orientações e atendimentos relativos as relações de consumo para as áreas que serão contempladas pelas 14 ações do Programa Estado Presente.

Público-alvo: Consumidores residentes nas áreas contempladas pelo Programa Estado Presente.

14 Ações Itinerantes com 1.400 atendimentos realizados até 2022.

 

Município

Bairro

Projeto

Serra

André Carloni

PROERD

Serra

Novo Horizonte

PROERD

Serra

Jacaraípe

PROERD

Serra

Feu Rosa

PROERD/EJA PROFISSIONAL/AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR/Estado Presente Itinerante

Serra

Vila Nova de Colares

PROERD/AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Serra

Carapina Grande

EJA PROFISSIONAL

Serra

Bairro das Laranjeiras

EJA PROFISSIONAL

Serra

Central de Carapina

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR/ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Serra

Jardim Atlântico

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Serra

Campinho da Serra II

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Serra

Planalto Serrano

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Linhares

Planalto

CAPS

Linhares

Interlagos

CAMPO BOM DE BOLA/CAMPEÕES DO FUTURO

Linhares

Santa Cruz

PRAÇA SAUDÁVEL

Vila Velha

Jabaeté

CAPS/EJA PROFISSIONAL

Vila Velha

Alecrim

EJA PROFISSIONAL

Vila Velha

Vila Garrido

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Vila Velha

São Torquato

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR/ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Vila Velha

Divino Espírito Santo

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Vila Velha

Terra Vermelha

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR/ Estado Presente Itinerante

Vila Velha

Boa Vista II

ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Vila Velha

Morada da Barra

PRAÇA SAUDÁVEL

Cariacica

Castelo Branco

CAMPEÕES DE FUTURO

Cariacica

Flexal I

EJA PROFISSIONAL

Cariacica

Jardim de Alah

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Cariacica

Nova Rosa da Penha

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR/ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Cariacica

NOVA ROSA DA PENHA II

CAMPEÕES DO FUTURO

Cariacica

Bandeirantes

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Vitória

Bairro da Penha

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR/CAMPEÕES DO FUTURO

Vitória

Ilha das Caieiras

AGENTE DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Vitória

Nova Palestina

CAMPO BOM DE BOLA

Vitória

Resistência

PRAÇA SAUDÁVEL

Vitória

CONSOLACAO

CAMPEÕES DO FUTURO

Vitória

BELA VISTA

CAMPEÕES DO FUTURO

Vitória

SANTO ANTONIO

CAMPEÕES DO FUTURO

Vitória

SAO PEDRO

CAMPEÕES DO FUTURO

São Mateus

Bom sucesso

CAMPO BOM DE BOLA/CAMPEÕES DO FUTURO

São Mateus

Guriri

CAMPO BOM DE BOLA/CAMPEÕES DO FUTURO

Cachoeiro de Itapemirim

Gilson Carone

PRAÇA SAUDÁVEL

Cachoeiro de Itapemirim

Monte Cristo

PRAÇA SAUDÁVEL

São Mateus

Vila Nova

PRAÇA SAUDÁVEL

Colatina

BELA VISTA

CAMPEÕES DO FUTURO

Colatina

JARDIM PLANALTO

CAMPEÕES DO FUTURO

Colatina

AYRTON SENNA

CAMPEÕES DO FUTURO


 

Tópicos:
Estado Presente
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard