08/05/2025 10h32

Projeto valoriza Monumento Natural do Itabira com observação de pássaros e turismo comunitário

Estão abertas as inscrições para o projeto “Ave’Z do Itabira – Observando Pássaros”, uma iniciativa que promove educação patrimonial e ambiental por meio da observação de aves na região do Monumento Natural do Itabira, no município de Cachoeiro de Itapemirim. A ação acontece nos dias 23 e 24 de maio e 05 de junho, e é voltada principalmente para moradores locais, com vagas limitadas para o público em geral.

O projeto “A’vez do Itabira” é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

A programação conta com oficina teórica, trilha guiada para observação de aves, roda de conversa com os participantes e apresentação musical com sons de aves reproduzidos ao vivo. Ao final do projeto, um minidocumentário será produzido com registros da experiência e entregue à comunidade.

Além disso, a equipe técnica também fará uma seleção das dez melhores imagens captadas durante o projeto, que serão emolduradas e doadas ao Centro Cultural Dandara para compor o acervo.

Realizadas no Sítio Rigon Volpato, ponto de referência na comunidade, as atividades serão conduzidas por biólogos, guias locais e equipe técnica especializada. A participação é gratuita, com certificado de 10 horas para os inscritos que cumprirem todas as etapas.

A idealizadora da proposta, Valquíria Volpato, destaca a importância de unir memória afetiva e preservação ambiental. “O Itabira faz parte da minha vida desde criança. Cresci entre essas montanhas e acredito que só com educação e pertencimento a gente vai conseguir preservar esse lugar. Esse projeto é a vez do Itabira ser protagonista da sua própria história”, afirma.

“Valorizar o que é nosso, com o envolvimento direto da comunidade, é o que move nossas ações. O Itabira tem potencial turístico e simbólico imenso, e a educação ambiental é o caminho mais sólido para o desenvolvimento sustentável”, salienta Angélica Rigon, representante da empresa Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental, responsável pela produção e a direção artística do projeto.

As inscrições podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram oficial da Projeta Assessoria: @assessoriaprojet

Serviço:

Período de inscrição: 28 abril a 23 maio  (até 12h)

Realização da Oficina: 23 e 24/05 e 05/06

Local dos encontros: Sítio Rigon & Volpato – Comunidade rural de Itabira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard