06/06/2023 16h38

Projeto Transcol Mais Sustentável é eleito o melhor da América Latina em Prêmio da UITP

O Projeto Transcol Mais Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a GV Bus, recebeu o título de melhor projeto na categoria “Clima e Saúde” da América Latina no UITP Awards 2023.

O anúncio foi feito durante a sessão de comemoração dos 20 anos da Divisão Latino-americana da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), realizada em Barcelona, Espanha, nesta terça-feira (06).

A iniciativa se destaca entre as três melhores do mundo na categoria "Clima e Saúde", com projetos da Índia e da Espanha. Mais de 330 programas foram inscritos na categoria, sendo 50 da América Latina. O reconhecimento internacional ressaltou a importância e o sucesso do programa desenvolvido no Espírito Santo.

O Transcol Mais Sustentável é realizado em parceria com a GV Bus e as empresas Unimar Transportes, Viação Grande Vitória e o Grupo Santa Zita. O objetivo central do projeto é implementar um sistema global de sustentabilidade, abrangendo não apenas os usuários, mas também os colaboradores envolvidos no sistema de transporte público da Grande Vitória. Por meio de medidas inovadoras e comprometimento com a sustentabilidade ambiental, o Transcol Mais Sustentável tem alcançado resultados significativos.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, desenvolver um programa de sustentabilidade aplicado ao transporte público é de extrema importância para enfrentar os desafios ambientais.

"Estamos extremamente orgulhosos e honrados com a conquista do Projeto Transcol Mais Sustentável como o melhor da América Latina no UITP Awards 2023. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e comprometido realizado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, com nossos parceiros e colaboradores”, destacou.

Segundo ele, o Transcol Mais Sustentável tem demonstrado que é possível conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. “Com as medidas adotadas e a conscientização dos envolvidos, essa conquista coloca o Espírito Santo no mapa internacional como referência em transporte público sustentável. Continuaremos investindo e buscando soluções inovadoras para tornar o transporte público do Espírito Santo cada vez mais sustentável, com foco no bem-estar da população e na preservação do meio ambiente", completou Fábio Damasceno.

Entre as conquistas já obtidas, destacam-se a minimização do descarte de resíduos, o aumento da reciclagem, a implantação da logística reversa, a redução dos riscos de contaminação ambiental e o gerenciamento adequado de resíduos, incluindo transporte e destinação final. Todas essas ações estão alinhadas com a política de ESG (Environmental, Social and Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para garantir a eficiência do programa, todos os resultados são medidos e avaliados, por meio de um sistema on-line, com indicadores e Power BI, fornecendo informações essenciais aos gestores para a tomada de decisões preventivas. Além disso, o Transcol Mais Sustentável tem contribuído para a minimização das emissões atmosféricas e a satisfação dos funcionários com melhorias nas estruturas de trabalho.

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
comunicacao@semobi.es.gov.br
(27) 3636-9617 / 99697 6783
www.semobi.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard