25/02/2021 17h38

Projeto do Idaf em parceria com Fapes e Ufes leva primeiro lugar na Semana Estadual da Ciência e Tecnologia

O projeto “Uso de Insumos Biológicos na Recuperação de Pastagens Degradadas”, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e outras entidades participantes, recebeu a premiação de primeiro lugar na Semana Estadual da Ciência e Tecnologia.

O evento, realizado pela Ufes, aconteceu em novembro do ano passado, mas a premiação com troféu e medalhas ao grupo ganhador responsável pelo projeto foi entregue nesta semana. Quem representou o Idaf foi o gerente regional sul, Filipe Barbosa Martins.

"Juntamente com a Ufes, buscamos alternativas para que os produtores consigam recuperar áreas degradadas de forma que elas continuem produtivas e que sejam manejadas de forma sustentável. A intenção, nesse caso, é produzir plantas forrageiras para alimentação dos animais, beneficiando toda a cadeia de produção de carne, leite, couro, entre outros produtos", disse Felipe Barbosa Martins.

O projeto tem várias etapas, sendo que a primeira e a segunda contam com experimentos realizados em casa de vegetação e em campo. Na primeira etapa foram testadas doses de substâncias húmicas, óleos essenciais e microrganismos promotores do crescimento vegetal e maior resistência das plantas aos estresses hídricos no capim Brachiaria e da leguminosa Estilozantes.

Na segunda etapa, que foi no campo, os pesquisadores usaram em duas áreas de solo degradadas, nos municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro, tratamentos biológicos associados ou não à adubação química recomendada, com base na análise de solo. Os resultados preliminares indicam a possibilidade do uso sustentável dos insumos biológicos, como as substâncias húmicas, o óleo essencial de Eucalipto e microrganismos promotores de crescimento vegetal.

Na última etapa da pesquisa espera-se ter um procedimento tecnológico para recuperação das pastagens degradadas do Espírito Santo, potencializando a criação animal no campo.

Texto: Rafaely Lyra

Assessoria de Comunicação do Idaf