14/01/2020 15h32

Projeto de estudantes de Ecoporanga é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

O projeto de ensino “Calcular + Cozinhar = a arte de reaproveitar”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Teixeira Fialho, de Ecoporanga, é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia Criatividade e Inovação (Febrace). O projeto será apresentado na cerimônia de premiação, nos dias 17 a 19 de março, na Universidade de São Paulo.

“Calcular + Cozinhar = a arte de reaproveitar” também recebeu o credenciamento para participar da Feira Internacional Copa Tecnociências Paraguay 2020, que será realizada entre os dias 30 de março a 02 de abril.

O projeto foi realizado pelas estudantes Micheli Galter Dal Col e Gisele de Oliveira Paixão e pelas professoras Renata Gomes de Souza e Ivani Vieira Damaceno, com apoio do diretor Jailson Mauricio Pinto.

“Essas participações têm melhorado os índices da escola nas avaliações externas. Esse trabalho valoriza o protagonismo juvenil, porque quem tem as ideias e desenvolve os projetos são os estudantes. São eles que excutam. Os professores são orientadores dos projetos de ensino. E todas essas ações trouxe vida para a nossa escola”, declarou o diretor.

Jailson Mauricio Pinto ainda disse que o resultado positivo veio de uma escola que atende a distritos de Ecoporanga, destacando a importância do alcance da Educação Pública. “A escola atende cerca de 200 estudantes e se localiza no distrito de Imburana, atendendo aos distritos de Cotaxé, Muritiba, Imburana e assentamentos. Por isso, digo que devemos acreditar na educação pública”, falou.

O material já foi apresentado em diversas feiras e obteve as seguintes premiações:

Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc)

3º Colocado geral da Feira;

1º Colocado na área de Ciências Biológicas;

Destaque da Cidade de Ecoporanga-ES;

Credenciamento para a Feira XIII Mostra CLAK.

Feira Mateense de Ciências e Engenharia (Femace)

1º Colocado entre os projetos da área de Ciências da Saúde;

Destaque entre os projetos oriundos da cidade de Ecoporanga-ES;

Destaque Mulheres Cientistas entre os projetos finalistas do evento;

1º Colocado geral entre os projetos finalistas do evento;

Credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – (Febrace) 2020.

Mostra Científica do Colégio Luterano Arthur Konrath (Mostra Clak)

3º Colocado na área de Ciências Biológicas;

Credenciamento para participar da 7ª Feira Brasileira de Colégios de aplicação e Escolas Técnicas (Febrat).

O Projeto

Estudantes e professores observaram a quantidade de cascas, sementes e talos que eram desperdiçados diariamente. Começaram a pensar em como fazer algo para mudar esse cenário no cotidiano. Visando reaproveitar os restos de alimentos que se tornariam lixo, desenvolveu-se um projeto em que os estudantes que, orientados pelos professores das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, pesquisaram receitas, tanto na internet quanto entre familiares e a comunidade, voltadas para uma alimentação saudável, o reaproveitamento e valor nutricional dos alimentos e reeducação alimentar. Como produto final, foi produzido um livro de receitas com foco na utilização de partes dos alimentos que geralmente são jogados fora.

Confira os demais projetos finalistas da Febrace AQUI.

Texto: Soraia Camata

Informação às escolas:

Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard