03/12/2020 14h58

Projeto da SEDH é finalista do Prêmio Inoves 2020

O projeto Centro de Referência das JuventudES, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), está entre os 38 finalistas do Prêmio Inoves, concorrendo pela Categoria Ideia. A próxima etapa para estas iniciativas é a de “Apresentações”, que acontece de 14 a 17 de dezembro, de forma totalmente on-line, e contará com uma Banca de Jurados Técnicos que vai avaliar os projetos ao vivo.

“Estamos felizes por termos o CRJ como finalista do Prêmio Inoves 2020, afinal, é um projeto inédito no Estado do Espírito Santo que vai abranger os territórios do Programa Estado Presente e Defesa da Vida e vai trazer certamente, com sua implementação, muitos benefícios para as juventudes capixabas. Estamos felizes com esse reconhecimento e vamos torcer para que a gente leve esse prêmio”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A assessora especial e gerente do projeto, Raiana Rangel, explicou que a equipe tem se baseado no diálogo com as juventudes para desenvolver a implementação dos Centros.

“A equipe está trabalhando com afinco para implementar os Centros, porque entendemos que essa é uma política muito importante para as juventudes capixabas. Estamos dialogando com muita gente, principalmente, os jovens, para que os Centros de fato atendam às demandas deles, que são nosso público prioritário. Estar entre os finalistas fortalece e dá um ânimo mais forte para o nosso trabalho”, declarou.

O Prêmio Inoves, que está em sua 14ª edição, é um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba.

Ao todo, sete equipes do Executivo Estadual e três de Executivos Municipais serão premiadas com recurso de R$ 30 mil cada, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Esse valor será investido no processo de aceleração das iniciativas vencedoras. Além disso, elas receberão certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Poderes.

O Inoves é voltado a equipes de servidores do Executivo Estadual, Municipais e de outros Poderes, que podem concorrer separadamente em três categorias: Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados.

Voto Popular

A votação da categoria Voto Popular teve início nesta terça-feira (02) e segue até o dia 18 de dezembro. Para votar, basta acessar o site https://inoves.es.gov.br/ Os finalistas de cada categoria e os destaques especiais serão conhecidos no dia 22 de dezembro.

Conheça o projeto da SEDH que concorre ao Inoves:

Centro de Referência das JuventudES (CRJ) -   O projeto é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Serão espaços de integração social e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência. Serão 14 CRJ’s em funcionamento até 2021, com capacidade para atender anualmente uma média de 65 mil jovens.

Buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens, o CRJ ofertará uma gama de serviços, incluindo o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo.

Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extra-território, passagens interestaduais entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges