28/09/2017 14h58

Programa Reflorestar apoia recuperação de nascentes da bacia do Rio Doce

Com R$ 8,5 milhões em investimentos, algumas nascentes da bacia do Rio Doce no Espírito Santo começam a ser recuperadas com o apoio dos recursos do Programa Reflorestar, após o maior desastre ambiental do país, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Foram 561 liberações com R$ 3,5 milhões desembolsados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Outros R$ 5 milhões já estão com liberação prevista ainda para este ano. Os recursos do Programa são empregados em ações de recuperação e preservação. O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho, destaca o empenho do banco na liberação dos contratos, atividade que passou a ter a instituição como operador financeiro. “Mais do que nunca, o Reflorestar se consolida como uma importante ferramenta de preservação ambiental e manutenção dos nossos recursos hídricos. O programa é um benefício múltiplo para o produtor, para sociedade e para a natureza”, destaca Aroldo.

Para chegar aos produtores, no ano passado, o Bandes estabeleceu uma parceria com o Instituto Terra, que já tem um histórico de atuação na recuperação de nascentes do Vale do Rio Doce. “Nossos técnicos foram capacitados pelo Bandes e passaram a atuar juntos. Eles fazem o cadastro das pessoas interessadas no Reflorestar, pegam todas as documentações exigidas, o Instituto Terra entra com as orientações para o projeto e segue o processo para o Bandes dar o seu parecer. Após a aprovação, é dada partida na ação ambiental”, comenta a diretora executiva do Instituto Terra, Isabella Salton.

Com a meta de restaurar 80 mil hectares até 2018, o Programa Reflorestar tem o objetivo de manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, através da adoção de práticas de uso amigável do solo. Assim, criam-se estímulos para os proprietários de terra e agricultores adotarem sistemas produtivos e alternativas econômicas ambientalmente corretas e socialmente justas.

Para preservar as áreas verdes, recursos hídricos capixabas e apoiar os proprietários rurais, o Programa Reflorestar tem oportunizado projetos voltados à manutenção dos ecossistemas e redução do impacto ambiental. Desde o início do programa até o primeiro semestre deste ano, o Bandes liberou mais de 1,3 mil contratos que preservam o meio ambiente, chegando ao total de R$ 13 milhões em recursos liberados.

Com previsão de chegar a R$ 19 milhões em liberações este ano, o Reflorestar é uma iniciativa cujo desenvolvimento foi resultado da integração de programas de recuperação da Mata Atlântica e envolve além do Bandes, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória