14/02/2020 16h14

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebem orientações sobre o coronavírus

Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, iniciou nessa quarta-feira (12), uma série de orientações e esclarecimentos para a equipe assistencial da Urgência e Emergência (pronto-socorro) e profissionais que atuam nas recepções da unidade.

O objetivo do treinamento é garantir a segurança dos pacientes e colaboradores, além de auxiliar no combate e controle da doença. Na China, o Covid-19 já causou 1.381 mortes e ultrapassou a marca de 60 mil casos confirmados. A doença também atingiu outros 24 países com 505 casos. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há nenhum caso confirmado da doença no Brasil.

Durante as orientações no HEUE, unidade gerenciada pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (SESA), o SCIH apresentou o fluxo de atendimento, orientou sobre o uso de máscaras, alocação de paciente em espaço de isolamento, notificação dos casos suspeitos, imediata coleta de exames para descartar a doença, além de acionar o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, que será responsável em acionar e solicitar a transferência do paciente para o hospital referência, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle da doença desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa).

“É importante observar se o paciente apresenta febre constante e tosse, dificuldade para respirar e histórico de viagem para a China, ou contato com alguém que tenha ido nos últimos 14 dias. É indispensável que todas as medidas de prevenção sejam adotadas, com objetivo de garantir a segurança dos profissionais, a do paciente que apresenta sintomas da doença e dos demais frequentadores do hospital”, explicou Thaís Rossato Lenke, que integra a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

 

O que é o coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente (nCoV-2019) do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, que já apresenta mais mil mortes provocadas pela doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública global por conta da epidemia e, recentemente, definiu a nomenclatura da nova cepa do coronavírus como Covid-19.

Entre os sintomas estão: febre e sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência respiratória e sepse. É importante estar atento para casos de histórico de viagem para China nos últimos dias.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard