29/04/2021 17h53

Profissionais da Educação na área de Artes participam de seminário on-line

Mais de 360 pessoas participaram do Seminário Formativo com o tema "Práticas Educativas da Arte Contemporânea", realizado, nesta quinta-feira (29), no canal da Secretaria da Educação (Sedu) no Youtube. A ação foi uma parceria da Secretaria com o Museu Vale e a reflexão foi direcionada para profissionais da Rede Estadual, com foco nos professores da disciplina de Arte.

Durante o evento, mediado pelo assessor de Gestão Escolar da Sedu, Marcelo Lema, e pelo diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa, foram apresentados os detalhes da aplicação do material formativo produzido e que está disponível no site da Vale. São três vídeos e a proposta da reflexão foi como eles podem ser aplicados no cotidiano da escola. CLIQUE AQUI

A construção do material contou com a parceria da palestrante do seminário, a professora Maria Perpétua, e professores da Rede Estadual, que apontaram caminhos para trabalhar Arte Contemporânea em sala de aula. “O objetivo do encontro foi levar o tema para toda a Rede Estadual de Educação, nessa que é uma formação específica na área de Artes, mas também da área de Códigos e Linguagens. Nesse seminário queremos mostrar esse projeto, uma parceria da Sedu com Museu Vale, e que propiciou um trabalho de parceria dos professores da Rede e a professora Mara para que pudéssemos fazer alguns vídeos nessa temática e que estão disponíveis no site do Museu Vale”, disse Marcelo Lema.

O diretor do Museu da Vale, Ronaldo Barbosa, enfatizou, durante sua fala, que mostrar a cultura brasileira em sua diversidade cria uma inclusão e acessibilidade à arte. “Espero que todos entrem no site para conferir a programação realizada toda terça-feira, sempre com um projeto novo, diverso para todas as idades, para as crianças e jovens. Essa semana, estamos pela primeira vez trabalhando com a literatura capixaba. Está sendo maravilhoso. Toda terça teremos uma programação nova”, afirmou.

A professora Maria Perpétua falou sobre o projeto, em especial, neste momento de pandemia. “É um momento muito importante para a educação, estamos sendo desafiados a pensar de outro jeito e de outras formas. Que a arte possa estar na escola, na comunidade. Que essa conversa possa crescer. Foi com essa ideia de interação com os professores que foi pensado o projeto. O objetivo é continuar essa conversa que acontecia lá no Museu Vale e que nos vimos impossibilitados de fazer. Essa parceria nasce a partir do olhar do professor. Pensamos na estratégia de continuar essa estratégia de diálogo com os professores por meio dos vídeos”, destacou.

Vídeos

Os vídeos foram elaborados a partir de cinco exposições apresentadas no Museu Vale ao longo de seus 22 anos. Os vídeos do projeto abordam as possibilidades da arte contemporânea, desde a experiência expositiva no ambiente da galeria, a prática na realização de  workshops e/ou atividades do setor educativo, até seu registro em publicações (catálogos), que podem ser utilizados como material didático, por exemplo, proporcionando aos grupos escolares e professores novas possibilidades de repertório para estudo interdisciplinar em sala de aula.

Além disso, traz ao espectador os bastidores das exposições e do Programa Educativo do Museu Vale, como curiosidades, depoimentos e metodologias. Serão propostas, também, ideias criativas para estimular a prática de atividades sobre a temática da arte contemporânea no ambiente escolar e outros espaços. Objetivamos com o projeto aproximar arte e vida.

Clique aqui e confira os vídeos

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon