23/08/2019 18h33

Produção de tilápia gera renda para 16 famílias de São Mateus

O “Projeto de Criação de Tilápia em Tanques-Rede no Rio Cricaré”, do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), ajuda 16 famílias da Associação de Pescadores de São Mateus a viver exclusivamente da renda obtida com a produção de tilápias.

Atualmente, as famílias produzem 1,5 toneladas por mês, mas com a orientação técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a expectativa é que a produção aumente para 5 toneladas no período.

Segundo o gerente de aquicultura, pesca e produção animal da Seag, Alejandro Garcia, o que impede que a associação produza mais é uma licença simplificada, que ainda não foi solicitada.

“No momento, eles possuem uma autorização para produzir apenas 1,5 toneladas por mês nos tanques-rede. Estivemos com eles esta semana e orientamos a solicitarem a licença para produção de 5 toneledas junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Aumentando o volume produzido, a associação também abrirá portas para novos associados”, ressaltou.

Além de aumentar a produção, a meta do projeto é conseguir comercializar as tilápias para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e expandir as vendas para as redes de supermercados e feiras livres de São Mateus.

Com recurso do Instituto Votorantin obtido por meio do Incaper, o Projeto Criação de Tilápia em Tanques-Rede no Rio Cricaré é de responsabilidade do Instituto Redes, conta com o apoio técnico da Seag e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

A Associação de Pescadores de São Mateus é dona da única peixaria com alvará de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no norte do Estado.

Texto: Carlos Pereira

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag

Luciano Vieria de Aguiar / Carlos Pereira

(27) 3636 / 3700

comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard