Prodest realiza workshop para apresentar soluções de Tecnologia da Informação (TI)

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu, na tarde dessa terça-feira (29), mais um workshop para a apresentação de três ferramentas tecnológicas relacionadas aos serviços prestados pela Gerência de Plataformas em Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic).
O analista de Tecnologia da Informação (TI) Fabio Renault Monteiro destacou as funcionalidades da Anote Aí, solução responsável pelo compartilhamento de senhas criptografadas. A senha criada pela ferramenta é somente disponibilizada para os que utilizam o link secreto.
O usuário pode criar uma senha ou pedir para a própria ferramenta elaborar uma. Também é possível definir um número de visualizações e um prazo para as senhas criptografadas serem excluídas do banco de dados. “Atualmente, a solução Anote Aí já está sendo utilizada pela área técnica no Prodest. A geração das senhas pode ser feita somente na rede do Governo”, detalhou Monteiro.
O analista de TI Gessy Batista Junior destacou o funcionamento da solução Cofre de Senha, adotada pela Geptic para o armazenamento e compartilhamento centralizado de senhas administrativas dos servidores e ativos de rede (roteadores e switches).
“Essa ferramenta funciona via web e já pode ser utilizada por outras áreas do Prodest. Para utilizá-la, é necessário possuir uma conta GAT. O principal benefício é proporcionar o armazenamento e o compartilhamento de senhas com alto nível de segurança”, afirmou Batista Junior
No evento, o analista de TI Breno Colombo Fonseca apresentou o novo modelo de correio eletrônico a ser adotado pelos órgãos estaduais. A plataforma continuará sendo o Zimbra, sendo que foi realizada uma migração para uma versão mais recente com mudanças significativas.
De acordo com o analista, as principais melhorias envolvem o aumento da segurança da informação e o aprimoramento do chat interno, com comunicação direta entre usuários do mesmo domínio. Também haverá a substituição do Drive pelo Porta Arquivos que terá recursos avançados de colaboração, como edição de documentos on-line via OnlyOffice (recurso semelhante ao Google Docs).
“Atualmente, o correio eletrônico tem um pouco mais de 25 mil usuários, mas estamos com planos de expansão. A nova versão do Zimbra já está em produção e estamos finalizando ajustes na identidade visual”, acrescentou Fonseca.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br