19/12/2019 16h09

Prodest e Iema desenvolvem sistema que apresenta dados sobre qualidade do ar

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu um sistema que permite aos internautas consultarem a qualidade do ar em municípios da Grande Vitória. A ferramenta disponibiliza os dados que estão no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Na página www.iema.es.gov.br/qualidadedoar, é necessário clicar no ícone “Índice de Qualidade do Ar” para ter acesso ao mapa com informações sobre como está o nível de poluição atmosférica em Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

No mapa, a qualidade do ar pode ser classificada em cinco parâmetros (boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima). As informações fornecidas consideram as últimas 48 horas e são enviadas pelo Iema, responsável pelas estações de medição do nível do ar.

“É um serviço muito interessante para o cidadão, porque está diretamente ligado à qualidade de vida. Tornar esses dados mais acessíveis à população é uma prova de que ajudamos os órgãos estaduais a prestar um serviço cada vez melhor e transparente”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Para o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, a gestão da qualidade do ar visa a garantir o desenvolvimento socioeconômico, de forma sustentável, em um ambiente seguro e saudável. Dessa forma, torna-se necessário o aprimoramento da gestão, com ações preventivas e de acompanhamento para o combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico.

“Ao mesmo tempo, conseguimos dar mais transparência de informações à sociedade capixaba, que é o grande feito desse aplicativo”, observou o diretor-presidente.

Fiuza destacou ainda que o Iema tem uma ferramenta de gestão e acompanhamento, que é a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) que, junto ao Inventário de Fontes, fornece subsídios para implantação ou reorientação de programas voltados para a melhoria da qualidade do ar.   

Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard